quarta-feira, 25 de maio de 2011

Os quatro estágios do ateu enrustido

Ser ateísta hoje em dia é um fardo difícil de carregar... o ateu é uma das últimas minorias contra a qual o preconceito é praticado de forma aberta e impune. Por isso mesmo, é normal que muitas pessoas tentem esconder o próprio ateísmo para serem socialmente aceitas, às vezes chegando ao extremo de enganar a si mesmos.

Do mesmo jeito que acontecia com os gays algum tempo atrás, essas pessoas correm o risco de passar a vida inteira se enganando e se iludindo, sem nunca criar coragem pra "sair do armário".


E você? Também é um ateu enrustido?
Confira agora os quatro estágios da transformação de crente fervoroso para ateu convicto.

1. O Self-service

O Self-service é aquele que ainda está dando os primeiros passos no afastamento da religião. Ele ainda se declara cristão, lê a Bíblia e está bastante ligado à sua igreja, a qual frequenta regularmente.

O nome vem da forma como ele encara as escrituras. O ateu enrustido, neste estágio, trata a Bíblia como se fosse um enorme balcão de restaurante self-service.

Os trechos que são bons, bonitos e interessantes, ele acredita e segue à risca. Já os trechos que são fantasiosos, cruéis, controversos, escravagistas, machistas e coisa do tipo, ele dá um jeitinho de não seguir, usando todo tipo de desculpa. Dizer que uma passagem é "metáfora" ou "contexto da época", usar interpretações obtusas pra mudar o sentido do que está escrito, ou dizer que tal passagem "não vale" por ser do antigo testamento são alguns dos artifícios que o self-service usa pra não "colocar no prato" os trechos que ele não gosta.




2. O Evasivo

O Evasivo já está um pouco mais afastado que o Self-service. Ele continua se declarando cristão, mas frequenta bem menos a igreja e nunca lê a Bíblia por conta própria. Sua fé já começou a balançar, mas a simples ideia de perder a fé é assustadora pro seu coração que morre de medo de cometer a heresia, então ele tenta de todas as formas não pensar no assunto.

No caso do Evasivo vale a velha frase "a ignorância é uma dádiva". Como ele não lê as escrituras por si só, apenas ouve as passagens que o padre/pastor/whatever seleciona. Por motivos óbvios esses líderes religiosos selecionam apenas as partes bonitas, poéticas e críveis para pregar, assim ele nunca tem contato com os trechos discutíveis ou polêmicos das escrituras.

Se alguém tentar citá-los, o Evasivo vai simplesmente achar que essa pessoa é uma implicante maligna que fica tirando coisas de contexto para denegrir a imagem de um livro tão maravilhoso.

Mas ele não vai dizer isso. Lembre-se: para o Evasivo, a ignorância é uma dádiva, então ele detesta argumentar sobre a sua religião. Em qualquer discussão, ele vai tentar de todas as formas encerrar o assunto o mais rápido possível. Portanto, as frases mais comuns de se ouvir do Evasivo são coisas do tipo: "esse assunto não se discute", "você precisa respeitar a minha fé", "não vou perder tempo falando disso com você", e coisas do tipo.



3. O Não-praticante

O Não-praticante, essencialmente, já está quase totalmente desligado da crença, e o primeiro sinal disso é quando ele começa a usar a velha expressão "eu acredito em Deus, mas não nas religiões".

Quando está nesse estágio, qualquer coisa mais concreta vai atiçar o lado crítico e racional do Não-praticante, então ele tenta usar termos bem vagos e genéricos.  A fé dele já não tem mais nada a ver com o que está escrito na Bíblia. Para ele, Deus é apenas um pai bondoso que nos ama e faz coisas boas, ou alguma frase genérica parecida. Ponto. Nada de escrituras, nada de mandamento, nada de regras, de inferno, julgamento, etc.

Nesse ponto, a religião já não tem nenhum impacto sobre a maneira como ele vive a vida, exceto para eventualmente soltar alguma frase bonita com o nome de Deus no meio, ou como conforto sentimental.

Ele já não discute assuntos de religião, não se importa que critiquem a mesma, e nem liga se seus amigos são ateus, budistas, umbandistas ou qualquer outra religião oposta à sua, mantendo um ar de laissez-faire que demonstra o quanto ele não se interessa pelo assunto.



4. O Abstrato

Último estágio antes de a pessoa criar coragem para assumir o ateísmo, o Abstrato só não admite a sua descrença, nem que seja pra si mesmo, por medo. Seja esse medo da falta de aceitação social ou de um eventual improvável castigo divino.

De toda forma, ainda mais que o Não-praticante, ele já não se importa nem acredita em nada relativo ao cristianismo, apenas continua declarando a fé para não sujar a sua imagem de bom moço. Para ficar em paz com a sua consciência racional, ele evita citar diretamente o nome "Deus", substituindo por conceitos mais abstratos e não passíveis de contestação, como amor, bem, harmonia.

Em alguns casos mais extremos, o Abstrato vai se referir a Deus usando expressões pseudo-científicas como "Energia Cósmica", "Consciência Universal", "Inteligência Superior" ou coisa do tipo, o que na sua visão vai dar um ar mais intelectual à sua crendice, e fazê-lo se sentir menos ridículo.




E então... em qual estágio você está?

198 comentários:

  1. Acho que estou no estágio 2. O Evasivo

    ResponderExcluir
  2. MEO DEOS QUANTA INGUINORÂNCIA VOÇES NÃO SABEM DE NADA JEZUIS ESTÁ VINDO E ESMAGARÁ TODOS VOÇES ATEUS SATÃNICOS COM SUA MESERECORDIA DIVINA! HUAHUAHAUHAUHAUA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus deos gizuiz ta vimo vamo ora e paga dizimos para od bancos universal e mundial du reino de deos

      Excluir
  3. sou ateu convicto *-*

    ResponderExcluir
  4. nossa --'
    Que bosta isso pra mim eu juntaria e faria um unico tópico .
    Ateu cético = só acredita no que ve .
    Ateu agnótico = não acredita mais não duvida .
    Ateu forte, ou apenas ateu = Não acredita,tem certeza que deus não existe , mesmo que veja .

    ResponderExcluir
  5. S.S Rodrigues de Souza28 de maio de 2011 11:57

    Passei pelos 4 estágios,começando lá pelos 12 anos. Hoje estou tranquila, não acredito em nada. E você está certo, o ateísmo é uma das últimas minorias a sofrerem preconceito aberto e direto. Gostei muito também de seu post sobre os blogueiros furiosos; costumo ir direto na parte de comentários de um blogueiro de revista famosa, o cara tem cada piti, que acaba ficando hilário. na verdade, mesmo discordando de algumas coisas, gostei de tudo o que li. Passarei a seguir você em meu blog.

    ResponderExcluir
  6. assim como Dawkins, estou no nivel 6,9...

    ResponderExcluir
  7. Vai_aprender_portugues29 de maio de 2011 20:23

    coitado do clovispedreira, não sabe nem escrever!!!
    pede pra deus te ensinar um pouco o português.

    ResponderExcluir
  8. bitch i'm so 4!!!1!1

    ResponderExcluir
  9. e vc vai no dicionario e aprende oq é sarcasmo

    ResponderExcluir
  10. Acho que falta nesse o conceio de agnóstico - pessoa que acredita que a questão da existência ou não de um poder superior  não foi nem nunca será resolvida.
    Ao meu ver, é dificil que alguma forma disconhecida de inteligencia possa ser comprovada cientificamente. A ciencia tem como limite a matéria.  Estaria a ciencia tão evoluída a ponto de comprovar tudo o que realmente existe? Acho bem provavel que não pois ciencia está em constante evolução. Creio que é bem provavel existir coisas que a ciencia e a humanidade nem imagine que possa existir.
    O universo é tão imenso e misterioso, estatisticamente falando, nao seria ingenuidade da humanidade pensar que a vida apenas existe com base na matéria?

    ResponderExcluir
  11. so o nivel 10... ateu master

    ResponderExcluir
  12. acho que estou acima destes niveis ae, nao ligo pra essas fantasias historias pra boi dormir, e eu to poco me fudendo pro que os outros vao pensar...eu nao acredito pronto e acabo quem acredita que fique em sua fantasia....

    humanos sao fracos, eles precisam de se apegar ah alguma coisa para mostrar forca, ou precisam culpar alguma coisa para seus atos, como culpar o "Lucifer" para teus atos imundos...e acreditar que a culpa eh de algo que nao existe, faca tuas merdas e aceite elas, e assuma como ser humano....
    ou pedi forca para "Deus", e ficar acreditando que ele esta te ajudando...sendo que ele esta se auto ajudando com as tuas forcas, mas mesmo assim da o merito para algo que nao existe x_x eh isso o que eu acredito, eu acredito que o ser humano deveria ser mais de si, e esquecer tais poderes, superiores....

    ResponderExcluir
  13. muitas pessoas ficam no nivel 4 pq temem a discriminaçao, muitos religiosos, tem um certo preconceito contra os ateus

    ResponderExcluir
  14. Qual o lado bom de ter uma religião?pelo seu argumento parece q vc tem  de ''Deus'' , argumentando que ele usara de violencia para ''converter'' pessoas que não precisão se apoiar em uma religião pra viver.

    ResponderExcluir
  15. caramba quanto ateu! que bizarro... aposto que a metade e bixa.

    ResponderExcluir
  16. Semmeiotermoblog29 de maio de 2011 23:23

    Quando se fala em ateísmo já há um grande preconceito, as pessoas deveriam se informar antes de sair falando merdas por aí, fica a dica

    Quem quiser ajudar, visite e comente

    http://semmeiotermo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Sou Moderado do agregador de blogs tiranada gostaria de
    convidá-lo(a) a divulgar os postes do seu blog em nosso espaço... http://www.blog.tiranada.com.br/

    ResponderExcluir
  18. ele ta zoando, vc nao viu?

    ResponderExcluir
  19. nesse mundo tem mais ateus do q se possa imaginar... serio msm,  d cada 10 pessoas q eu conheço t digo q 3 ten fortes tendencias ateistas

    ResponderExcluir
  20. Graças ao meus pais, já nasci no "estágio" 3, depois pulei para o ateu convicto e estudioso com 16, e agora, com 19,tô quase o "ateu troll" dos fóruns religiosos rsrsrs. Mas engraçado mesmo é meu pai, nível 3, curte filosofia hindu/budista, não tem simpatia por evangélicos, mas respeita, e odeia ateus.

    ResponderExcluir
  21. Tudo aquilo que é usado como meio para afastar as pessoas de um caminho ruim, não pode ser taxado como errado. Não é errado acreditar em algo, assim como não é errado deixar de acreditar naquilo que todos acreditam. Mais no que se baseia exatamente a vida de um ateu? O que vocês pensam do pós morte? Um vazio infinito e eterno? Não sei... não quero converter ninguém, mais hoje em dia o " ser ateu" está muito mais na moda do que qualquer outra coisa, e daqui a algum tempo, acreditar em Jesus, na sua palavra e nos seus ensiamentos estará de maneira indiscútivel completamente obsoleto.

    ResponderExcluir
  22. Gustavoribeiro9930 de maio de 2011 04:43

    Mas tu é meio burro né?

    Desde quando os ateus são satânicos? ateus simplesmente não acreditam em Deus, e por tabela não acreditam em demônios já que o próprio seria um anjo caído (ou seja, Deus estaria no início de tudo).

    ResponderExcluir
  23. VOÇE NAÕ SABE DE NADA TODOS OS ATEUS SÃO SATÃNICOS PORQUE HOUVEM A PALAVRA DO DIABO QUE FICA TORMENTANDO SUA CABEÇA FINJINDO QUE DEUS NÃO EZISTE PRA VOÇES SEGIREM PELO CAMINHO DO MAU MAS VOÇES TODOS PAGARAM NO FINAL!!!!

    ResponderExcluir
  24. NINGUEN PRECIZA DO PORTUGUES A LINGUA DOS HOMENS EU FALO COM JEZIUS NA LINGUA DOS ANJOS SÓ PRECISA TER FÉ VOÇE SEARDES CASTIGADO

    ResponderExcluir
  25. eu sou ateu e nao nego a ninguem, ja fui catolico e nao me arrependo de ter deixado toda essa besteira para traz, cansei das mentiras e dos mentirosos, de ver coisas que certas pessoas nunca deveriam fazer e serem defendidas e acoitadas pelas pessoas que deveriam cobrar a verdade, sabem se deus realmente existisse ele nao estaria brincando de roleta russa com a gente, essa terra seria um paraiso e os homens viveriam em harmonia, por fim adao e eva ainda existiriam, mas o homem criou esse deus , o jesus, avirgem que deu para alguem e depois inventou a mentira mais discarada da face da terra, e por fim ainda existem ignorantes que acreditam nesse legado de mentiras e idiotices que nada soma apenas fazem ficarem mais ignorantes!

    ResponderExcluir
  26. hahahahaha

    clovispedreira foi tanto na igreja que faltou em TODAS as aulas de português!!

    ResponderExcluir
  27. Realmente ja sofri muito preconceito por ser ateu a uns 8 anos atrás mas hj em dia os amigos e familiares ja aceitam de boa mas no fundo todos tem um lado ateu, mas realmente tem vergonha ou medo de falar, vi uma pesquisa feita no Brasil os Ateus são os mais odiados.. vergonhoso enquanto isso nos países mais desenvolvidos o numero de ateus só aumentam...

    Gente que não acredita em Deus – 17% de repulsa/ódio
    Usuários de drogas – 17%
    Garotos de programa – 10%
    Transexuais, que mudam de sexo – 10%
    Travestis – 9%
    Prostitutas – 8%
    Lésbicas – 8%
    Bissexuais – 8%
    Gays – 8%
    Gente muito religiosa – 5%Um abraço a todos...

    ResponderExcluir
  28. estou entre o 3 e o 4, a hora que eu li o 3 eu me vi falando "acredito em algo superior, mas odeio religiao" que foi a frase que soltei em uma converça outro dia... hahaha, mas ja tive muitas situaçoes em que me comportei como o 4

    andre f.

    ResponderExcluir
  29. eu nao acredito nem desacredito.. muito pelo contrário!!
    só sei de uma coisa: na bíblia ta escrito para não se falar o nome de Deus em vão.
    e isso vale tanto para os crentes, católicos, ateus, hindus e etc. de plantão que estiverem por aí.

    por isso, não importa a sua religião ou crença, nao se ache no direito de falar de Deus como se ele fosse algo sem importância. Se vc acredita, respeite-o pela sua fé. Se vc não acredita, respeite-o pelos fatores históricos, afinal de contas, muita, mas MUITA gente ja morreu e se matou em nome de Deus...

    ResponderExcluir
  30. Eu sou inteligente quem souber o que isso significa,entender,absorver e ter conteudo pra passar essa é minha religião claro que verdades como a não existencia de um deus cristão ou que nenhuma religião de salva são consideradas por alguns como blasfêmia que inclusive é crime no brasil de merda. EU acho que quem tem conhecimento suficiente é pelo menos um anti-cristão do contrario não é tão inteligente quanto pensa

    ResponderExcluir
  31. Não cara, os ateus não são satanicos por que ouvem a voz de um demonio de faz de conta, mas você sim é um otário que ouve e acredita em todas essas besteiras que o seu padre ou pastor falam. Você não tem o menor discernimento do que é realidade ou fantasia. É como viver drogado num mundo de fantasias assustadoras. Isso é a religião.

    ResponderExcluir
  32. Se vc UM nada é tao inteligente não deveria falar uma besteira dessa de que ser ateu é considerado crime no Brasil.

    ResponderExcluir
  33. Será ele o otario ? Não vê q o cara ta t zuano?

    ResponderExcluir
  34. Francisco_sobrinho30 de maio de 2011 07:29

    você é um analfabeto, ignorante

    ResponderExcluir
  35. Eu já estou no Estágio 7 : Ateu convicto e estudioso
    Não adianta falar que não acredita sem ter argumentos pra se expressar. Por isso, eu continuo buscando conhecimentos sobre  religião, ciência e história.

    ResponderExcluir
  36. não condeno quem acredita em Deus....mas acho que DEUS para quem acredita,é apenas um escudo...uma desculpa ou um apoio para a vida de quem é fraco. Eu fui criada como no meio de critão e eu n acho Direito e Nem Justo toda vez que vc faz uma coisa BOA..alguem fala que é GRAÇAS a Deus...ou se falta alguma coisa..Deus te dará. Senta e fica sem fazer nada pra ver se vc ganha saúde..comida..dinheiro (Deus vai te dar?).Eu dou duro cuidado dos meus filhos para terem saúde serem felizes prá vir um INFELIZ e dizer que é GRAÇAS a Deus...aham sei....Um cara não passa no vestibular...Deus ñ Quis..kkkk..fala sério -.-

    ResponderExcluir
  37. Clovispedreira e fake! Ninguem consegue escrever tal mal assim...

    ResponderExcluir
  38. Esse clovispedreira tem a cara do troll face

    ResponderExcluir
  39. O último nível, o nível máximo do ateu é ex-ateu e crente fervoroso. Conheço muitos. E o viadinho do Clovis (o nome já denota o gênero) não é crente, é mais um da igreja dos ateus nos últimos dias tentando ser engraçado. Patético.

    ResponderExcluir
  40. Não acredito em nada . Não acredito em Deus .

    ResponderExcluir
  41. se ele vim ele vai levar vc tbm pelo seu português LINDO sauhasuhsa ( OBS: to no 4.abtrato) ysygyasgsay

    ResponderExcluir
  42. Na moral  religião ñ c discute , eu sou ateu , n tenhu medo d assumir q sou , mais o problema e sempre q todos nos somos muito descriminados pelas pessoas , nem meu pai sab pq ele e padre ai e foda

    ResponderExcluir
  43. O mais engraçado é o povo "inteligente" não reconhecer sarcasmo kkk

    ResponderExcluir
  44. o dia em que ele vier me avisa que ai eu começo a crer na sua existencia somente com fatos se nao e so mais uma invenção de algum esperto que se da bem com trouxas que acriditao ou melhor precisao ter alguma crença por nao ter fe em si mesmo 

    ResponderExcluir
  45. Ele é ateu, mas se passa de religioso para denegrir a imagem. Conheço esse tipo.

    ResponderExcluir
  46. Clap clap clap, bravo!

    ResponderExcluir
  47. Enigmatico e Realistico30 de maio de 2011 09:49

    Ótimo post meu amigo!

    Pelo menos ainda encontramos alguns politicamente incorretos coerentes pela blogosfera

    confira meu blog sobre verdades politicamente incorretas sobre as mulheres

    Ps* Nao é propaganda tosca, meu blog é de conteudo, quer goste dele ou não

    enigmaticoerealistico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Ateu falando que é discriminado... HAHAHAHAHA
    Só as merdas que eu vejo ateus falarem na internet ja muda tudo que eles falam.
    É como se desem um soco na cara e fossem chorar dizendo que levaram uma cabeçada na mão. Francamente...

    ResponderExcluir
  49. Contra fatos não há argumentos30 de maio de 2011 10:02

     Que tal pesquisar NÚMEROS antes de falar asneira, colega?

    "Uma pesquisa de 2007 encomendada pela CNT/Sensus revela que 84% dos brasileiros votariam em um negro para Presidente da República, 57% em uma mulher, 32% em um homossexual mas apenas 13% votaria em um ateu"

    Ah, esqueci, crente não liga pra argumentos realistas....

    ResponderExcluir
  50. acho que você foi o único aqui que realmente soube argumentar... Apesar do meu conceito ser diferente do seu, (sou ateu) gostei da ideia. É bom saber que ainda existem pessoas que sabem debater ou conversar na internet. Discordo quando voce fala do pós morte ou no que se baseia a vida de um ateu. Acho mais realista viver cada dia pelo seu esforço, sabendo que erros e acertos são consequencias suas ou de outrem. Quanto a pós morte acho uma preocupação desnecessaria. Soa mais como uma ameaça de uma mãe (se voce nao se comportar vai acontecer isso)

    ResponderExcluir
  51. Renato Salamadra30 de maio de 2011 10:07

    Eu sou agnóstico. Acho que não foi dito.

    ResponderExcluir
  52. Agnóstico é só um nome chique pro estágio 4.

    ResponderExcluir
  53. penso da msm forma!

    ResponderExcluir
  54. ops é death metal!!! uhuulul    \../

    ResponderExcluir
  55. hahahaha
    Malditos Trolls da net!!!
    Só pela foto do perfil já da pra sacar hahahahha

    ResponderExcluir
  56. nenhum deles...eu sou ateu convicto, falo pros amigos mas finjo pra familia...tá em alguma?

    ResponderExcluir
  57. Mas aí cai no conceito de falseabilidade. Se eu te digo que existe um dragão invisível, intangível, inodoro e indetectável na minha garagem, você vai acreditar por que existe a possibilidade?

    É preciso haver alguma coisa de provar que aquilo é falso para que saibamos que é verdadeiro.

    ResponderExcluir
  58. Sou cristã convicta.... Acho bom vocês reverem seus conceitos.

    ResponderExcluir
  59. O ônus da prova é de quem afirma a existência de alguma coisa, não de quem duvida da mesma.

    Como nosso amigo Yuri citou o dragão invisível na garagem, você também não pode comprovar a inexistência do Bule de chá de Russell ou de qualquer outra coisa que possamos inventar, nem por isso devemos passar a acreditar na existência dessas coisas.

    ResponderExcluir
  60. Cara, vai aprender a escrever antes de julgar alguem ao inferno.

    ResponderExcluir
  61. Estágio 4 .


    o clovispedreira tá sabendo legal . Aprende a escrever direito primeiro, ai sim você vem questionar o que cada um acredita e quer seguir.

    ResponderExcluir
  62. cara, foi uma metafora... Não é crime, mas é como se fosse, te julgam pior que um assassino que usa o nome de deus no brasil se você for ateu...

    ResponderExcluir
  63. Tudo o problema dos comentários se resume à lei de poe.

    ResponderExcluir
  64. Bobagem . . .  eu acredito , e sou serva de Deus e vou pro nosso lar oh ^-^'
     HAHAHAHAHAHA ' e vcs  vão tudo pro inferno , olha se eu fosse vcs eu me arrependeria logo viu  , enquanto tem tempo porq jája vai começar o arrebatamento,  ai já viu né. O fim do mundo começa e neguinho tá tudo pedindo perdão : '' ai meu deus me salva, me leva pro céu'' kkkkkkkk'. . . é, e eu vou tá lá, só de boa no céu com o jc , gente boa , e vcs lá embaixo com o lucifer , olha só q coisa linda kkkkkkkk' . . .  Qm avisa amigo é , né ?!

    ResponderExcluir
  65. estou entre o 4 e o sair do armário 

    ResponderExcluir
  66. Será que vai gastar o "clovispedreira" falar BAZINGA !?

    ResponderExcluir
  67. eu sou ateu convicto,

    olha so, se eu acreditace em ceu ou inferno, eu CONCERTEZA preferia ir para o inferno, do que ir para o ceu cheio de religioso preconceituoso ignorante, vendido para as igrajas, entao  nao vem com esse papo achando que falando de inferno vai colocar medo em algum ateu, provavelmente quase todos os ateus tem a mesmo opniao que eu

    entao serio, vai arruma outra coisa pra fazer

    ResponderExcluir
  68. como voce tem tanta certeza de q  ceu e inferno existe? voce ja foi la? ja conheceu alguem que morreu e falou com voce?
    claro q nao, essa ideia veio parar em voce pela religiao, e como voce acha q religiao nao tem como ser uma coisa ruim e q eles nao menten voce pegou essas ideia como verdade, mas nao quer dizer que seja, entao pense bemmm nas coisas antes de acreditar ser verdade, nao eh por que bilhoes de pessoas acreditam em uma coisa ela acaba se tornando verdade

    para min a morte sera igual a quando antes de eu nascer x) NADA!

    ResponderExcluir
  69. argumentum ad baculumTão típico...

    ResponderExcluir
  70. argumentum ad baculum, tão típico...

    ResponderExcluir
  71. To no estágio 3-não praticante

    ResponderExcluir
  72. Enquanto aceitarmos calados e passivos esse "não se discute" estamos dando margem pra continuarmos sendo discriminados e rotulados como imorais/sem ética/etc :(

    ResponderExcluir
  73. O mais legal do ateu, é que, diferente dos religiosos, eles buscam argumentos concretos pra explicar sua não crença. Já os religiosos usam argumentos do tipo: PORQUE DEUS QUIS ASSIM, ou  PORQUE EU CONFIO NO PODER E  AMOR SUPREMO E DIVINO... Enfim, coisas muito vagas e mediocres.

    ateismo wins (:

    ResponderExcluir
  74. concerteza a 3 - apesar de ainda acreditar em Deus (ou em um ser superior), nao acredito em religiao fielmente.

    ResponderExcluir
  75. Você trollou legal esse povo bobo que ficou te respondendo. Não é à toa que dizem que brasileiro não sabe ler.

    ResponderExcluir
  76. Pobres ateus!!!! Leia apocalipse e pelo menos um dos evalhelhos dos apostolos!
    Compare com o que está acontecendo nos dias de hoje! Minha parte ja fiz te indicando onde encontar a verdade!!
    Pois no dia que Jah voltar para levar o seu povo não digam que não foram avisados! Isso não é sarcasmo é realidade!
    Acreditem e aceitem Jesus como o seu salvador ou queimem no inferno pela eternidade!

    ResponderExcluir
  77. ad baculum de novo? Quando vocês crentões vão começar a apresentar argumentos de verdade?

    ResponderExcluir
  78. Argumento pra quê? Me diga o que você quer que eu lhe prove?

    ResponderExcluir
  79. matheus vasconcelos30 de maio de 2011 13:44

    Se eu falar que sou ateu,minha familia me leva ao exorcista. Ai eu dou uma de otário (cristão)...

    ResponderExcluir
  80. Um argumento que me convença a acreditar no folclore de umas tribos de pescadores da idade do bronze, que conta a história de um judeu cósmico morto-vivo que é filho de si mesmo pode fazer você viver pra sempre se você simbolicamente comer a sua carne e telepaticamente disser pra ele que aceita ser seu escravo, para que assim ele possa libertar a sua alma um reino de tortura que ele mesmo criou e te perdoar do crime de uma mulher-costela que foi convencida por uma cobra falante a comer o fruto de uma árvore mágica? 

    ResponderExcluir
  81. Para comessar Jesus não é nenhum morto vivo e sim vivo!Não é filho de si mesmo,pois a biblia diz que Deus e Jesus são o mesmo, mas também diz que homem e mulher casados são um só mesmo sendo 2 seres distintos. O pecado de Eva e de Adão já foi pago quando o mesmo Jesus morreu na cruz e o pagou!!
    Um argumento bem simples já está lá no meu primeiro post leia apocalipse e compare com as coisas que estão acontecendo nos dias de hoje! Se Deus criou os céus e o inferno foi porque ele quis e você não pode questionar pois também é fruto da criação dele e ele faz de você o que ele quiser! Eu sou filho de uma mulher esteril e tenho dus irmãs como você explica isso a não ser milagre de Deus!

    P.S: Não precisa tentar complicar as mensagens para que eu não entenda e não consiga responder pois sou iluminado pelo Espirito Santo de Deus .

    ResponderExcluir
  82. me de agora um argumento para não acreditar em Deus!

    ResponderExcluir
  83. Como é possível ser ateu e satânico?

    ResponderExcluir
  84. LoL, Clovis... Nem ca Trollface o pessoal se liga... oakspaokspoakspoaksaposk WIN

    Manter a humildade faz bem para todas as crenças ou não crenças...

    ResponderExcluir
  85. De uma certa forma, ateus são maioria. Se não, vejamos: a maioria das pessoas com que convivo só pisam em igrejas em casamento ou batizado. Não passam nem perto da Bíblia. Não participam de nenhuma instituição com ligação religiosa. Mesmo assim, se declaram católicos, embora só lembrem de "deus" quando a coisa aperta ou quando querem justificar/exercer seus preconceitos.

    Quanto mais uma pessoa estuda a história da humanidade, mais percebe que a religião é só um aspecto da evolução da mente humana.  homem já andava pelo mundo milhares de anos antes de "deus" existir, sem problema nenhum em função disso. No princípio endeusa-se o que não se entendia, ou seja quase tudo. O sol, as tempestades, a terra, os animais, etc, etc. Depois, foi a vez de se endeusar o que o próprio homem criou. Baco era deus do vinho, Afrodite, Deusa do amor.

    Todos os detalhes da história bíblica já existiam centenas ou milhares de anos antes de Cristo. Está tudo documentado, não é boato de internet. Os 12 apóstolos, o filho de deus que se sacrifica, o demônio, etc, etc. Tudo já tinha sido inventado pelo homem muito antes de alguém ouvir falar em deus.

    Por fim, chegamos até o deus único. Possivelmente último estágio antes do teísmo cair no esquecimento. Não acredito que ele vá sumir totalmente, mas deve se reduzir a uma curiosidade seguida por pessoas incomuns.

    O que mais assusta nos "crentes" modernos é a maldade e radicalismo. Várias das igrejas que prosperam são as que oferecem o paraíso na terra, em troca de dízimos cade vez mais vorazes. Outras são menos mercenárias, mas as pessoas parecem ter uma preguiça mental cada vez maior. Não sei se é reflexo da nossa época, onde todo mundo passa na frente da televisão, mas estas pessoas parecem simplesmente ter desligado o cérebro. "Se fulano não pensa como eu, merece morrer no inferno. Não quero ouvir nada porque isso é coisa do diabo e ponto final". 

    ResponderExcluir
  86. 5 - Ateu convicto²

    ResponderExcluir
  87. O pior que muitos que se dizem ateus aqui discriminam as pessoas que acreditam em Deus e ainda dizem que são discirminados. Muitas pessoas que acreditam em Deus ou  numa força maior que rege o universo ou pelo menos que o mesmo foi criado por algo superior, são pessoas de bem que não discriminam ninguém e que são muito inteligentes sim. Não é só porque uma pessoa tem uma crença quer dizer que ela é ignorante e que acredita em tudo o que os outros dizem. O que falta hoje em dia é respeito, e de todas as partes. 

    ResponderExcluir
  88. Hoje em dia muitas pessoas se dizem ateus mas realmente não são, dizem porque virou modinha mas na hora do aperto clamam por Deus. Que isso ? Se você é ateu então aja como um ateu, esconder o que você realmente é por medo é bobagem, você tem que ser verdadeiro. Do que importa se seus pais vão te levar ao exorcista, você tem medo de que realmente saia um demônio de dentro de você ? 

    ResponderExcluir
  89. uahsuhsuhausha

    ateu sobre muito preconceito, mas todo o tipo de protesto contra ateísmo é barrado pela imprensa, já ouviu falar nas propagandas de ônibus que foram barradas? Já viu dilma reforçando o anti-ateísmo da Hebe? Quando você era religioso, você não pensava "como deve ser ruim viver sem acrsditar em deus" ou achava meio impossível não crer em nenhum deus?

    ateus só não sofrem preconceito de outros ateus, pq se o outro não for ateu vai te tratar um pouco diferente quando souber que você é.

    essa é a infeliz realidade.

    ResponderExcluir
  90. mas pessoas atéias mesmo é cerca de 1 a 2 % da sociedade

    ResponderExcluir
  91. Sou ateu, e gay. Só daria pra sofrer mais preconceito se eu fosse negra.
    E esses crentes que toda hora ficam nos AMEAÇANDO com a volta do Jesus (que dizem que é misericordioso mas se você fizer algo errado ele te mandará pro inferno), calem a boca. Se vocês tem mesmo a CERTEZA que ele vai voltar, deixa que ele volte e resolva! Vá cuidar da sua vida, vai pagar seu dízimo pra algum salafrário, vai assistir à missa de algum padre pedófilo. Quer ser crente, seja! Nem todo mundo usa a inteligência para o bem né. Agora, querer evangelizar, ameaçar, e se intrometer na vida dos outros? Aí já estão querendo demais né.

    Religião é ridículo.

    ResponderExcluir
  92. Galera foi trollada... kkkk... bando de sem noção

    ResponderExcluir
  93. não é vazio infinito, nem vazio é, quando morremos não há uma alma inexistente no vazio ou algo assim, eu achava que ateus achavam isso quando eu era religioso.

    sou ateu e creio que quando morremos nosso organismo para de funcionar e toda a pessoa se perde

    a religiao acredita que as lembranças, personalidades, etc está na alma, mas eu sei que está no cérebro, e se o cérebro e o resto do corpo morre, simplesmente acaba aquela vida, e não resta nada, só lembranças, mas quando você pensa você morto, você tenta se colocar no pós-morte, mas saiba que simplesmente não há você após sua morte, só seu cadáver sem circulação sanguínea, sem sistema nervoso, sem lembranças, sem tudo. Então esse resto é degradado por bactérias e não há mais você, não se veja após a vida, porque aí já não terá mais você

    tentei definir o melhor possível o "pós-vida ateu", espero que tenham compreendido.

    ResponderExcluir
  94. e a outra metade já te comeu!

    ResponderExcluir
  95. quando falei de lembranças, falei de lembranças de outras pessoas,. O que resta de você, além do seu cadáver, são as lembranças de seus atos durante a vida.


    por favor, pense em tudo que vi como verdade(e é, comprovadamente) e depois veja se ainda é necessário crer em algo divino.


    escrevi sem acento várias vezes e sem começar com letras maiúsculas porque só quero passar a mensagem, o teclado de notebook é uma bosta... =)

    ResponderExcluir
  96. deus, deus, deus, deus, deus, deus..

    hahaha falei em vão! vou pro inferno???

    ^^

    ps:sou ateu

    ResponderExcluir
  97. ????????????????????

    clovis é só um troll, não o alimente com atenção

    ResponderExcluir
  98. se seu pai é padre, é melhor você, já ter sua própria casa e vida para não sofrer violência quando se declarar

    mas se já tiver sua vida independente conte se quiser ou nem fale muito com seu pai

    ResponderExcluir
  99. idiota, todos os não-ateus discriminam ateus, até a dilma, procure no youtube ela reforçando o anti-ateísmo da hebe.

    ResponderExcluir
  100. eu tb sou assim, todo mundo sabe menos minha família ^^

    ResponderExcluir
  101. aushuahsuhaushauh

    euri

    ResponderExcluir
  102. Me identifiquei totalmente com o estágio 3!

    ResponderExcluir
  103. "MEO", "DEOS", "JEZUIS", "INGUINORÂNCIA", "VOÇES", "MESERECORDIA" NÃO SABIA QUE CHEGOU A INTERNET NA PARAÍBA...

    ResponderExcluir
  104. o pior argumento do mundo é "porque deus é o senhor, o todo poderoso, pai de jesus, primo de filano, fez isso e aquilo" como resposta a qualquer coisa, me responderam isso quando perguntei o porquê de deus poder "se criar" se para se criar ele teria de existir.
    heaheahehaheaheheaauheauheuahueaehue

    ResponderExcluir
  105. ah, esqueci, nem é um argumento

    ResponderExcluir
  106. Oi Rahyra!
    Verdade, tem gente que "na hora do aperto" clama por Deus. Outras correm pra medicina ortomolecular, Cromoterapia, Florais de Bach, ou procuram cartomantes, pais-de-santo, ou caem naqueles golpes que prometem dinheiro fácil e rápido, entre outras coisas. Enfim buscam todo tipo de solução "mágica" pro seu problema.

    Isso só é mais um indício que na hora do desespero as pessoas esquecem a racionalidade...

    ResponderExcluir
  107. quando vc crescer vc se muda para longe de sua família e manda um sms falando q você é ateu, depois de uns meses eles já não vão ficar muito ligadões nisso e esquecem

    ^^

    ResponderExcluir
  108. não, são minoria, mas a maioria da maioria religiosa é não-praticante ou pouco praticante, ou só tem medo do hell mesmo.

    mesmo assim, esses tb discriminam ateus...

    ResponderExcluir
  109. nós só não gostamos de uma posição tão ilógica, mas discriminação mesmo é a dos religiosos sobre nós, ateu discriminando religioso? ahsuhaushauhsa

    minoriazinha da minoria atéia faz isso, sei que quase todos os ateus sabem que discriminar é algo idiota

    ResponderExcluir
  110. Agnósticos são apenas ateus sem culhões !!

    ResponderExcluir
  111. acho q sou atéia.. mesmo indo a igreja (forçada pelos familiares), nao sinto dentro do meu coração a força q aparentemente deveria sentir... Os pastores me mostram q só irei garantir isso dando o dizimo pra eles...
    desde pequena meus familiares me diziam o que é certo ou errado . o certo no caso seria tudo que há na biblia e errado tudo o que ela refuta. q caralho!!! Se tal força existe quer dizer q somos manipulados por algo q eu desconheço.. eu estou movendo minha mão ou isso foi pré-determinado por essa força? nada faz sentido.. vou viver a vida e esperar minha pizza chegar.. ou isso é pecado também? HAHAHAHAAHA'

    ResponderExcluir
  112. GRAÇAS A deus SOU ATEU

    ResponderExcluir
  113. ja tentou ficar por alguns minutos sem ter nenhum pensamento? não deve ter conseguido ne, simples, por nos não conseguirmos parar de pensar, achamos que na morte seria a mesma coisa, que na morte continuamos a ter pensamentos ou outra vida em outro plano terrestre, ridiculo

    sou ateu mas me escondo no armário, pois posso perder a minha namorada, medo dela me abandonar ahuahuhuaa   

    quando não quiser mais ela, sutilmente irei me revelar como ateu  

    ResponderExcluir
  114. Eu to no Sexto Estágio, Não acredito em nada.

    ResponderExcluir
  115. aaahhhhh yeaaaaaaahhh30 de maio de 2011 16:32

    deus vai vir na terra para levar todos pro inferno, os crentes e não crentes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  116. Não-praticante.Meus pais são crentes fervorosos mas eu nem ligo, eu fui batizada e fiz catequese (que é um saco por sinal), agora querem me obrigar a fazer crisma.
    eu to fugindo disso! :(

    ResponderExcluir
  117. cara eu na oso ateu mas nao sigo esse deus que as outra pessoas seguen  tipo eu acredito em um criador mas nao sei quem  nao posso te falar se e esses que as religioes seguem so sei que nao sigo cara e eu acho essas monte de religiao uma grande merda tipo elas so ficam falndo mau uma das outras isso nao tem como ja os evangelicos falam que so to falndo a verdade e falam que a imagens adora por catolicos sao oisa demonio e tal isso e desrepeito cara isso e um pecado cruel eu acho cara na minha opniao isso e uma grande putaria e a biblia tambem cara o so um livrinho de historias infantis  igual aisten dizia

    ResponderExcluir
  118. Agora toda merda q o povo fala na net e um monte de gnt critica é trollar. Fala merda e dps se arrepende e diz que foi troll. Ótimo argumento!

    ResponderExcluir
  119. Helton_metallica30 de maio de 2011 17:27

    kkkkkkkkkkkkkkkk foi mesmo , esse ai ñ sabe nada de português !!!

    ResponderExcluir
  120. na minha opniao quanto mais inteligente a pessoa for menos ela acredita na biblia , exceto as pessoas famosas e inteligentes , essas pessoas dizem q acreditam em deus ( o deus da bibla ) soh pra nao queima a cara com a maioria das pessoas menos inteligentes ( os q acreditam na biblia ) .

    ResponderExcluir
  121. Esse assunto sempre vai causar polêmica. Acho que falta respeito mútuo, de ambas as partes, mas como existem muito mais religiosos do que ateus, os últimos acabam se sentido minoria, e protestam com mais fibra.
    Mas acontece que uma pessoa ser religiosa parece irritar um ateu, até mais do que o contrário. Acho que cada um deve saber o que faz e escolher no q acreditar (ou não acreditar) e respeitar a escolha alheia. Este conceito é comum para o convívio, seja social, seja cristão, seja ético.Um querendo provar que tá certo pro outro, não leva a lugar nenhum. Sim, mesmo tendo base científica e tudo mais, não é o q vai convencer um cristão, não adianta insistir. Inteligência sem sabedoria não significa nada.

    ResponderExcluir
  122. nivel 2.
    meu cerebro me convence a ser ateu mas eu me convenço a nao ser...
    isso é chato

    ResponderExcluir
  123. Clovispedreira.... se "Deus" e "Jesus" criaram tudo do Universo e a "Bíblia", tbm criaram a gramática e, vc como cristão convicto, irá para o "Inferno" pela forma como se expressa... xD

    ResponderExcluir
  124. segundo sua classificação fico no Ateu forte ^^

    ResponderExcluir
  125. Infelizmente nos nunca vamos poder provar se o dragão invisível, intangível, inodoro e indetectável existe ou não... Isso é ser agnostico. hehehe  Portanto meu senso crítico diz que é bem improvavel que isto realmente exista, até porque "dragão" é uma invenção humana. :P
    Senso crítico é muito importante nessas horas. Acho bem provavel que exista algo que nao temos nem ideia que exista, ou algo que seja intangivel pela humanidade, porém vai do senso crítico de cada um em acreditar em o que quer que seja.

    ResponderExcluir
  126. se o dono do blog não se incomodar, vou fazer uma cópia e publicar no meu trogloditanonimo.blogspot. Excelente post

    ResponderExcluir
  127. A maioria dos que se dizem ateus na verdade são satânicos enrustidos...pode prestar atenção.

    ResponderExcluir
  128. ATEU= SATÂNICO ENRUSTIDO

    ResponderExcluir
  129. Rebeca G.Barreto30 de maio de 2011 19:47

    Ei, então... porque Deus é homem? acredito que seja porque deus eh criação do homem. Ainda estou em dúvida qnt a acreditar em seres superiores TOTALMENTE distintos de deus e a sua historia (ja fui religiosa qnd criança ), mas acredito na fé da ciência, pois fé c resume em acreditar em algo, eu n acredito na teoria do big bang, assim como n acredito em deus, porém pra mim parece simplismente fantasioso, falando em existencia, historia, pra mim eh historia criada pelo homem pois a biblia prega coisas fantasiosas como uma cobra que fala e sei la oq, entao porque hj em dia animais n falam a nossa lingua? (eu nunca li, nunca frequentei a igreja, meus pais nunca me ''deram'' uma religiao fixa, minha mae eh evangelica e meu pai catolico), acredito q no fundo meu pai eh ateu por ser inteligente,,eu não gosto de desprezar religião, a fé em deus etc,acredito que a religião faz bem para equilibrar o ser humano,mas o problema de religiosos eh criar o fanatismo e viverem pra isso como c deus desse td para tal, e eu sou equilibrada e ateia, n sigo religião, entao considere ser ateu eh ter fé que aquilo n existe :x, apesar de existir cientistas cristões. 

    ResponderExcluir
  130. O que seria uma prova?  Se você se refere a uma prova científica, nesse caso, ao meu ver, o intangível nunca vai ser comprovado.  Mas se for uma prova pessoal, do tipo, voce e seus amigos viram, em sã conciencia, viram um dragão cor de rosa flutuando na garangem.  Voces e seus amigos teriam essa prova vivência e ao mesmo tempo nunca teriam o ônus da prova. 
    Tudo isso para dizer que sim, voce está certo. Você não deve acreditar em tudo que inventam, assim como eu nunca acreditaria na historia do dragão. Vai do senso crítico de cada um.
    Religiosos tem a tendência de levar tudo para o lado espiritual, céticos tem a tendência de levar tudo para o lado material ou comportamental. Eu posso dizer que tenho a tendencia de usar meu senso crítico ao analizar os fatos, como até "compovacoes pessoais" de próximos.

    ResponderExcluir
  131. Nossa, a melhor defesa é o ataque?
    Acho que falta cordialidade entre religiosos e céticos. Há preconceito dos dois lados.
    Cada um deveria se sentir a vontade acreditar no que acredita sem precisar trocar ofensas.

    ResponderExcluir
  132. O exemplo do Yuri se aplica perfeitamente. Dragão é uma invenção humana, assim como todos os deuses de qualquer religião (Sem ofensas a sua crença, mas tenho certeza que você não crê em  Rá, Brahma, Odin, Zeus, Quetzcoatl e por aí vai, para qualquer seguidor de uma crença diferente da sua, seu deus é tão abstrato quanto o citado dragão). Como você mesmo falou aí, senso crítico é extremamente importante, mas cometer falácias é um erro grave...

    ResponderExcluir
  133. Porra, respeitar deus por fatores históricos? Religião matou mais gente que o cancer na história mundial e por isso eu devo respeita-la? Quanto mais eu estudo sobre a influência da religião na história da sociedade (e estudo um bocado, estou fazendo pós na area), mais eu abomino esse troço.

    ResponderExcluir
  134. Religião é a crença em uma ou mais divindades. Essa idéia na qual você segue pode ser chamada de doutrina, filosofia, código de conduta e mais uma porrada de outros nomes, mas religião não ok? É uma idéia no mínimo decente, não se diminua comparando ela a uma coisa tão podre quanto religiões.

    ResponderExcluir
  135. Se o pai é padre e tem um filho, ele é mais ateu que muita gente aqui.

    ResponderExcluir
  136. Luiz Henrique Campos Silva30 de maio de 2011 20:35

    Olha só, tantas pessoas indo sofrer a danação eterna e você aí rindo da cara delas... Acho melhor você começar a torcer pra deus não existir mesmo, porque se ele existir e ver essa sua atitude tão positiva sobre aquele lance de "amar o próximo"... Bom, te vejo no inferno.

    ResponderExcluir
  137. Luiz Henrique Campos Silva30 de maio de 2011 20:40

    Cristão = estúpido declarado. Seu comentário provocativo só reforçou isso pra mim e para varios outros ateus que não creem em um deus e muito menos em satan.

    ResponderExcluir
  138. preguiça de ler isso ai  -.-'

    ResponderExcluir
  139. Ahã. Então todos os índios das américas, antes dos espanhóis e portugueses chegarem, eram satanistas. Afinal, nem mesmo conheciam deus. Que dirá acreditar. A única coisa curiosa é que deus está em toda parte, mas precisou que uma turma de conquistadores sanguinários chegassem aqui pra trazer a boa nova.
    Como sempre digo: religioso=pessoa com preguiça mental. 

    ResponderExcluir
  140. Sejamos honestos: não quer combater o Deus cristão, não combata. Mas ao menos vá estudar um pouco pra entender como ele foi criado. Foi o que eu fiz. Hoje simplesmente penso que não tenho capacidade ou meios para conhecer e entender o universo na sua totalidade e se vai acontecer A ou B quando eu morrer. Mas não preciso da ideia de um senhor barbudo, sentado numa nuvem pra conviver com isso.

    ResponderExcluir
  141. Kirk,

    gostei da sua honestidade.
    Well, sou cristão convicto e venho comentar aqui pois sei que muitos ateus são pessos lúcidas e respeitosas.
    Ao contrário de alguns pseudo-ateus, que se baseiam em formas de ridicularizar a fé dos outros, o que por si só já é contraditório pois os verdadeiros ateus, que buscam ser respeitados, são os primeiros a respeitar a fé dos outros.

    Mas quero discutir com vocês, já que estamos num ambiente democrático o seguinte:
    Independente se existe um Deus, ou não: todo ser humano nasce com o instinto da crença e da Fé.

    e isso é inegável: o próprio ATEU, precisa ACREDITAR, mesmo que de forma totalmente involuntária, que DEUS NÃO EXISTE.

    Taí um fato que muitos se negam a discutir.

    Já estou prevendo um ou outro vindo com 4 pedras na mão, enquanto outros discutirão com respeito.

    A se pensar...

    ResponderExcluir
  142. Na verdade, esse número chega a 7~10%

    ResponderExcluir
  143. Jackson.

    O contra-argumento mais comum ao seu é que quem afirma a existência de algo, deve arcar com o ônus da prova. Se assim não fosse, qualquer um poderia dizer que qualquer coisa existe e agir de acordo. Eu poderia dizer que fui abduzido por marcianos que me obrigaram a matar o cachorro do meu vizinho que latia e me incomodava. A diferença é que os marcianos não têm o histórico do cristianismo. Quando você nasceu, se viu cercado por dezenas de igrejas, de autoridades religiosas estabelecidas, de normas de comportamento, de regras, etc. Tudo isto, que podemos chamar de igreja, foi construído da mesma forma que países, culturas, sistemas de governo e todo o mais. É só estudar história e antropologia pra ver isto. Deus não encaixa em nada sobre como este mundo funciona e nem na descrição que o próprio homem criou para ele. Não há como a Terra ter 6 mil anos, como diz a bíblia, se temos milhares e milhares de restos e esqueletos de animais extintos com idade testada na casa dos milhões de anos. Não há como um ser tão poderoso e amoroso simplesmente ter sido completamente ignorado por milhares de anos em que o homem já habitava a Terra, exceto se este Deus simplesmente ainda não tivesse sido criado. E se você estudar um pouco mais, verá que as principais informações da história bíblica já existiam em outras culturas. Simplesmente foram copiadas, reaproveitadas. 

    ResponderExcluir
  144. Quem aqui está falando de Deus? A visão de Deus realmente acho que foi criada pela humanidade. Até por isso existem uma visão de Deus para cada religião. 
    Repito meu ponto de vista: Acho ingenuidade pensar que tudo o que realmente existe possa ser comprovado. Acho muito provavel que haja muitas coisas intangiveis ao ser humano.  Ingenuidade achar, diante da imensidao do universo e do mistério que nele existe, que a unica forma de vida é através da matéria. Acho muito dificil que a humanidade seja a unica forma de inteligencia e muito menos a mais evoluída. 

    ResponderExcluir
  145. Luiz Henrique Campos Silva1 de junho de 2011 06:16

    Concordo com você, é realmente difícil encontrar provas para cada coisa existente, eu acredito que a raça humana irá sumir da face da terra sem descobrir nem um milésimo do que está escondido aí pelo universo,  mas crer sem provas é complicado.

    ResponderExcluir
  146. Particurlamente eu creio sem ter provas, pois penso que a probabilidade de haver algo a mais é muito alta. Somos uma particula patricamente inexistente em relacao ao universo.  
    Costumo pensar como se fôssemos formiguinhas "cientistas" no meio do deserto tentando entender como funciona o mundo.  A raça humana é mais evoluída e pode muito bem ir ao encontro dessas formiguinhas. Ja as formiguinhas nao, elas estariam confinadas ao meio do deserto, podendo apenas provar o que veem e sentem.  
    Uma situaçao parecida acho bem aceitavel que exista em relação a raça humana e uma forma de inteligencia mais evoluída.

    ResponderExcluir
  147. Passei por todos estágios, hoje sou Ateu, e falo abertamente, seja qual for o ambiente, quem for que pergunte, o separador de águas foi falar para os meus pais, depois dali, nada mais era empecilio

    ResponderExcluir
  148. Cara, mto bom esse post! Deu pra ver como passei por todos esses estágios! xD E realmente é como foi descrito!
    Hoje, pelo menos, não tenho mais "medo" algum de contestar nada com crente algum ou com ninguém, seja lá no que acredite! =)

    ResponderExcluir
  149. Sou atéia convicta agora. Depois que li o texto vejo que durante muito tempo fui a não-praticante.

    ResponderExcluir
  150. Igual eu..  Sinceramente, tenho medo da reação dos meus familiares.

    ResponderExcluir
  151. Ja passei pelo Abstrato a um tempinho atrás 
    agora N acredito em nenhum tipo de força superior nem nada do tipo

    ResponderExcluir
  152. todo mundo e ateu em relção a varias crenças so que acontece nesse texto fala sobre o ateismo em relação crença citada

    ResponderExcluir
  153. só pra começar se um ATEU não acredita em deus, se ele não acredita em Deus n acredita em diabo, ou seja n acredita em nada alem da vida que esta acontecendo aqui e agora.

    ResponderExcluir
  154. cara eu sou assim também eu sou ateu tenho certeza disso n acredito em deus mas eu falo pra minha família que sou católico, porque toda minha família é :/    

    ResponderExcluir
  155. sabe que ta virando ateu e ainda não vira? 
    passei por todos os estagios muito rapido, e em uma semana já havia descartado a ideia de deus

    ResponderExcluir
  156. acho que estou no estagio 999 .tem que treinar muito.mesmo que  inexplicavelmente deus existisse eu  o ignoraria por odio.  pelo abamdono a humanidade,pois esse deus que as pessoas seguem e bom todo ne?

    ResponderExcluir
  157. quando ele vier vai ser morto de novo!!!!

    ResponderExcluir
  158. isso e ameaca noa aviso quero que deus se foda ta!!!

    ResponderExcluir
  159. ai que medo desse merda que ele venha !!!deus de misera!!

    ResponderExcluir
  160. para que a porra de um deus que deixa os humanos se fuderem.cade que ele cura amputados e mata a fome dos africanos

    ResponderExcluir
  161. pelo amor da forsa maior me ajudem sou ateu ja fas um ano tenho 13 anos e minha famia toda é cristan relp mi pf*_*

    ResponderExcluir
  162. Eu sou, mas evito contar à  pessoas muito religiosas, especialmente família, porque elas ficariam "preocupadas" e achariam que eu estou perdida e blabla e rezariam por mim todas as noites hauhauhau. Prefiro evitar esse problema.

    ResponderExcluir
  163.  porra,  existe com "Z"?.   tambem..

    ResponderExcluir
  164. ñ concordo c absolutamente nada escrito.
    tb ñ critico e respeito a opiniao de todos ate pq ñ sou eu nem ninguem que fara vcs acreditarem em Deus e sim o Espirito Santo que convence o homem do pecado,da justiça e do juizo ( Jo.16-7 e 8).
    "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". (I Cor 2:14 )
    para vcs é loucura acreditarmos em Deus,no que ele fez e no que pode fazer,pq vcs ainda ñ foram revelados pelo espirito,pois tentam buscar explicaçoes por meios cientificos. digo a vcs q nunca vao encontrar soluçoes nem explicaçoes para fatos na biblia. todos podem ler a biblia mas quem da a revelaçao dela é Deus. Se vc ñ acredita em Deus como vai pedir revelaçao de sua palavra sagrada?
    Nao estou induzindo ninguem aqui a nada,mas assim como todos acima,creio que tenho direito de opinar e expor o que sei.

    bom,pra quem leu e deu credito no q escrevi deixo um abraço e que Deus te abençoe e te revele que ele é o unico criador que merece toda honra,gloria e louvor.
    BJOS a todos

    ResponderExcluir
  165. Deus ñ é criaçao do homem. O homem que é criaçao de Deus.
    (Gn.1-26)
    "e disse Deus: Façamos o homem á nossa imagem,conforme á nossa semelhança..."

    Deus criou o homem conforme sua imagem e semelhança.
    Percebemos neste trecho de Genesis 1-26 acima,que Deus nao estava sozinho porque ele diz: "FAÇAMOS" e depois diz:"á NOSSA" imagem e a "NOSSA" semelhança.

    entao quem estava com Deus criando o homem?
    estavam ali Deus,Jesus e o Espirito Santo.

    e a fé ñ é simplesmente acreditar em algo,é acreditar naquilo que vc ñ vê,é ter certeza e acreditar no que vc quer ou no que é desejo de Deus msm sem ver,leia Romanos 11-1 e verá.

    sou evangelica,entretanto ñ sou como vc disse "fanatica".
    é tanto q onde vou congregar ñ possui nome,nem certas doutrinas q algumas igrejas tem.
    nos nos baseamos na biblia que pode ate ter sido feita por homens mas foi inspirada por Deus.

    grande abraço p ti!

    ResponderExcluir
  166. vc esta totalmente errada!!
    sou evangelica e ñ trato ateus assim.
    hipócrita! em seus passos o q faria Jesus? Sera que ele chamaria os ateus de "satanicos enrustidos"?
    Logico que ñ!! 
    creio que se deve respeitar a opiniao de cada um e seu comentario agressivo não vai fazer com que os ateus acredite, em Deus,mas so vai gerar mais revolta dentre eles!
    reavalie seus conceitos e se acerte diante de Deus,pois so ele pode julgar os homens e ñ vc!
    #fica a dica

    ResponderExcluir
  167. ele ñ cura amputados nem mata a fome dos africanos pq vc e muitos outros ñ intercedem por eles!
    todos querem q Deus aja sozinho,mas Deus fez o homem para ter um relacionamento intimo c ele de amizade...por isso ele quer que nós roguemos a ele para que ele possa fazer!

    a culpa e o erro ñ esta em Deus,esta em cada um de nos!

    que Deus te abençoe e te revele a palavra da salvaçao e que ele coloque em seus labios palavras doces e civilizadas,um vocabulario santo que edifique e ñ destrua.

    graça e paz seja convosco!

    ResponderExcluir
  168. isso acontece pq vc ainda ñ teve uma real experiencia c Deus.
    quando vc tiver,vai ter a certeza de que Deus existe e que toma conta de vc.

    graça e paz seja convosco!

    ResponderExcluir
  169. entao vc ta dizendo q as pessoas q acreditam na biblia sao burras?
    affs
    pessoas que possuem um conhecimento cientifico elevado sao mais propicias a ñ crerem na biblia,vc deveria escrever assim.
    cuidado com o q vc expoe,pois pode ser o q vc ñ quis dizer.
    #fica a dica

    ResponderExcluir
  170. O maior ignorante brasileiro fala sobre ignorância.
    QUANTA IGNORÂNCIA!

    ResponderExcluir
  171.  E quando isso acontecer você vai estar na escola aprendendo a escrever, analfabeto dos inferno!
    kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  172. estou no 2 :D o pior mesmo é contar aos pais :s

    ResponderExcluir
  173. Passei por esses estágios e tb descobri que o ateísmo não me trazia respostas...rsrsrs

    ResponderExcluir
  174. O clovispereira deve ser um cômico de mão cheia. Grande rapaz. Assumiu aqui o papel do bufão que provoca - e o fez muito bem. Boa, Clóvis Pereira, quando me meto ironicamente numa roda de comentários, também iscolho uis erro di portugueis com todo o cuidado. Mas este artigo está fantástico. Novamente, muita lucidez. Pensamento claro, cortante, atual, parabéns a todos os que escreveram e escreveram. Buenas!!!

    ResponderExcluir
  175. Caruê Gama Cabral9 de outubro de 2012 06:41

    Estagio 0 é literalista.

    ResponderExcluir
  176. Passei por todas mesmo.... Recentemente disse para minha familia que era ateu... Como venho sofrendo. Tudo que faço de ruim agora é por que sou ateu e tudo que faço de bom, é pq deus é bom e ainda me agracia. Eles não me entendem, ficam me mostrando videos, passagens da bíblia... Se querem um conselho, só saiam do armario quando estiverem realmente preparados. Pq é muito grande a não compreensão e o preconceito com os ateus.... To quase fingindo que acredito para minha familia me deixar em paz.....

    ResponderExcluir
  177. Cara esse post foi escrito pra mim :O estou no abstrato

    ResponderExcluir
  178. Sou como o Ateu Evasivo.
    Tirei minha conclusões sobre o ateísmo mas continuo declarando a falsa fé.
    Sou Filho de um pastor e de uma pastora da igreja evangélica.
    Imaginem o Filho do pastor virou ateu.

    ResponderExcluir
  179. Passei por tudo isso muito rápido, apesar de nunca ter ido em uma igreja.
    Em menos de três dias já era ateu, e meu amigos já sabiam disso.

    ResponderExcluir
  180. estou no estagio 3,
    mas já estou passando pro estagio quatro

    ResponderExcluir