terça-feira, 5 de abril de 2011

Mimimi você não pode generalizar!

"Geralmente as generalizações estão corretas"
(Clarion de Laffalot, filósofo contemporâneo)

Pra quem ainda não percebeu, o pesadelo.net é um blog feito para criar polêmicas e discussões acaloradas. Os posts aqui, intencionalmente, vão contestar coisas que são amplamente aceitas como "certas", "normais" e "boas", e tentar explorar um ponto de vista diferente, quase sempre da forma mais impactante possível.

Fatalmente, os posts vão cair em generalizações. Pra todo lado você vai encontrar afirmações do tipo "nerds gostam de games", "evangélicos pagam dízimo", "vovós são conservadoras" e "políticos são corruptos".

Eu não preciso que você me aponte pro fato que essas generalizações são generalizações. Eu sei disso, muito obrigado. Também não preciso que você conte a sua história especial de de como sua vovozinha era super moderna ou de quando você conheceu um marombeiro que fazia doutorado em filosofia.

Eu sei que toda generalização tem excessões - por isso elas são chamadas de generalizações, e não de verdade absoluta imutável universal. O fato de você conhecer a prima do amigo de uma vizinha que conhecia um político honesto não muda o fato que, geralmente, os políticos são corruptos.

"Geralmente vampiros são bonitões, charmosos, e não soltam purpurina"
Se acostume com isso, os posts desse blog vão ter generalizações. Ficar mencionando ou lembrando que existem excessões não muda isso em nada, e muito menos ficar apontando que são generalizações. Mas só pro caso de você não ter entendido o recado, e pra ficar bem esclarecido:

"Quando eu fizer uma generalização, não estou afirmando que 100% de todos os grupos de pessoas do universo observável se comportam daquele jeito. Estou apenas afirmando que, na minha humilde observação, constatei que uma maioria significativa daquele grupo de pessoas se comporta daquele jeito."

Deu pra entender?

P.S.: Geralmente, zumbis gostam de cérebros.

6 comentários:

  1. Geralmente homens de cabelo cumprido se influenciam totalmente pela mídia com a politica de NÃO SER .

    Não posso ouvir musica da parada
    Não posso gostar de Coca cola e Microsoft
    Não posso concordar com a veja

    ;;;

    ResponderExcluir
  2. Geralmente ninguem tem moral pra falar mal de quem generaliza porque geralmente todo mundo generaliza, então, geralmente, ninguem tem moral na terra, planeta que geralmente fica situado no sistema geralmente chamado de sistema solar, geralmente ocupando a posição de terceiro planeta que, geralmente, faz movimetnos de rotaçao e translação, geralmente, girando ao redor de uma estrela que, geralmente, chamamos de sol e que, DE FATO, vai explodir um dia, fude com nosso sistema solar e todo mundo vai morre. Não me perguntem como fui parar nesse assunto, geralmente eu costumo me alienar em meus pensamentos.-q

    ResponderExcluir
  3. Aham senta lá Claudia ...

    ResponderExcluir
  4. Sem ao menos um pouco de generalização, é impossível discutir qualquer coisa, pois virar tudo caso particular.

    ResponderExcluir
  5. "Geralmente as generalizações estão corretas"

    para a frase fazer mais sentido, coloque: "generalizações sempre estão corretas"

    senao acaba virando paradoxo! ahahhaha

    ResponderExcluir