domingo, 20 de março de 2011

A maravilhosa harmonia perfeita da natureza

"Que passarinho maravilhoso!"
(O peixinho discorda)

O que antigamente já foi papo de bicho-grilo, ecochatos e outros tipos esquisitões, hoje está virando lugar comum.

Graças à nossa mídia globalizada e nossa insaciável necessidade de mitificar as coisas, basta dar dez passos por aí pra encontrar alguém falando sobre como a natureza é maravilhosa, harmônica, perfeita, fantástica, mãe acolhedora, etc, etc e et cætera.

Como nós humanos acabamos virando bichos urbanos, nosso distanciamento acabou nos fazendo enxergar a natureza de uma forma romantizada, e as mazelas da poluição e aquecimento global ajudaram mais ainda para popularizar discursos que santificam a vida selvagem. Acabamos tão bitolados que a "natureza" hoje em dia virou uma espécie de divindade, e atribuímos a ela todas as qualidades e perfeições que imaginamos nos deuses.


A triste verdade, no entanto, é que se a Mãe Natureza fosse realmente um tipo de deusa, suas qualidades não seriam exatamente a harmonia, a paz e a generosidade. Na verdade, se fosse um deus, ela seria o pior tipo - sádico, covarde, absolutamente indiferente.

Ok, ok, eu concordo que não seria exclusividade dela.

Fato é que, do conforto de nossas cadeiras acolchoadas, nos sentimos incomodados com as agitações e responsabilidades da vida urbana, e com a "falta de segurança" das cidades. Quando assistimos filmes que mitificam a natureza ou vemos fotos de paisagens maravilhosas, temos uma sensação imensa de paz, liberdade e harmonia e desejamos aquilo do fundo de nossos corações. Acabamos fantasiando a natureza como um oásis de tranquilidade em meio ao deserto de preocupações da vida civilizada.

Acontece que acabamos esquecendo que o que parece uma paisagem maravilhosa e tranquila de longe...


... só é bonita e harmoniosa assim - com uma foto bem enquadrada, editada em estúdio por um fotógrafo profissional com a intenção explícita de te maravilhar e, principalmente, de longe! Se você olhar essa paisagem maravilhosa mais de perto, vai encontrar isso:

(Zoom ótico de 950% no canto esquerdo)

Na vida real, aquela mata pacífica e tranquilizante está recheada de animais peçonhentos e/ou violentos de todos os tamanhos e cores, prontos pra te atacar ao menor sinal da sua presença. Aquelas pedras maravilhosas estão cercadas de limo prontinho pra te fazer rachar a cabeça a qualquer minuto. A água cristalina está recheada de germes e bactérias e parasitas louquinhos para devorar os seus órgãos. As próprias plantas estão nesse minuto desenvolvendo novas formas de te envenenar!

Se você está incomodado com o aumento da criminalidade nas cidades, pare de fantasiar com a tranquilidade da natureza - na lei da selva, o índice de assassinatos beira os 100%. O dito equilíbrio da natureza só e equilíbrio no sentido de que o bicho que te mata hoje provavelmente será morto amanhã por outro bicho mais forte, mais esperto ou mais venenoso.

A vida selvagem não tem nada de hamonioso e pacífico - isso é uma fantasia que colocaram na sua cabeça, e contam com a sua ignorância de cidadão urbano para acreditar. A vida selvagem de verdade é uma luta cruel, violenta e incessante pela sobrevivência. É matar ou morrer, o tempo todo, o dia inteiro. Dos maiores mamíferos aos menores insetos, todos são verdadeiras máquinas de guerra o dia inteiro armados para destruir o mais fraco.



Então da próxima vez que alguém vier lhe falar das maravilhas harmônicas da natureza, lembre-se - Você estaria muito mais seguro em alguma favela aleatória do Rio de Janeiro.

18 comentários:

  1. A natureza é bela porque ela mesma se equilibra.
    Na natureza nao existe a superpopulaçao ou o a infestação de um local por um certo animal justamente porque existem os predadores pra fazer o controle populacional.

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS QUE POST MAIS SEM NOÇÃO...

    A PESSOA QUE ESCREVEU ESTE ARTIGO ESTÁ INDIGNADA PQ ALGUNS ANIMAIS PREDAM OUTROS, O NOBRE DONO DO POST É VEGETARIANO? KKKKKKK

    ACHO QUE VC DEVERIA ESTUDAR UM POUCO MAIS SOBRE CONTROLE DE POPULAÇÕES DE ANIMAIS...

    APENAS UM EXEMPLO:

    SABE AQUELA SERPENTE VENENOSA HORRÍVEL QUE VAI ENVENENAR E COMER UM INOSCENTE RATINHO? POIS BEM, VC SABIA QUE SE HOJE TODAS AS SERPENTES DO MUNDO DESAPARECESSE, EM 2 MESES A POPULAÇÃO MUNDIAL COMEÇARIA A ENFRENTAR UM SÉRIO PROBLEMA RELACIONADO A FOME E DOÊNÇAS, PQ OS RATOS SE MULTIPLICARIA DE FORA TOTALMENTE DESORDENADA?

    AMIGO, NADA NA NATUREZA É POR ACASO, A CADEIA ALIMENTAR EXISTE PARA QUE HAJA HARMONIA NA NATUREZA, E SÓ PARA TE LEMBRAR, NATUREZA NÃO É SÓ FLORESTA, É TAMBÉM AS CIDADES, E ESSA CADEIA ALIMENTAR AJUDA A HARMONIZAR A VIDA AI AO SEU REDOR TAMBÉM...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o post!!! qual a diferenca entre uma selva e cidade, todos estao ali para se devorar uns aos outros, este post eh sobre a reflexao q isto nos tras, e de enxergar a verdadeira identidade que nos torna seres humanos.

    ResponderExcluir
  4. IMBECIL ATÉ NA ALMA.

    ResponderExcluir
  5. coloka a foto das cobra em um aquario ou coisa parecida tosco....

    ResponderExcluir
  6. VIVEMOS NUM MUNDO SIM HARMÔNICO, PORÉM PASSAGEIRO, TEMPORÁRIO, ONDE A MORTE HABITA AO LADO E É NECESSÁRIA PARA A MANUTENÇÃO DESTA HARMONIA. NÃO PODEMOS ENCARAR A MORTE COMO O FIM DE TUDO, PORQUE ESTE MUNDO É PASSAGEIRO, MAS DEUS QUE SABIAMENTE CRIOU TODAS AS COISAS, NOS RESERVA UM MUNDO VINDOURO ONDE A MORTE NÃO SERÁ NECESSÁRIA PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA, POIS O SENHOR DA VIDA SERÁ O SOPRO DA ETERNIDADE...

    ResponderExcluir
  7. MEU DEUS QUANTA BOSTA

    ResponderExcluir
  8. Ih. Começou o pessoal de Jesus a querer argumentar sobre a vida real...

    ResponderExcluir
  9. Pessoal que tá criticando o post, vai postar algum argumento ou vai ficar só xingando o autor?

    Tem alguma mentira no que tá escrito? NÃO! Concordo 100%.

    ResponderExcluir
  10. PROVAVELMENTE NUNCA PASSOU UMA SEMANA ACAMPADO EM MATA FECHADA PRA VER QUANTA MERDA TA FALANDO DEVE FICAR SO SENTADO DE FRENTE PRO PC NAO OLHANDO NEM UM PASSARO Q VOA TRANQUILO NO CEU....

    ResponderExcluir
  11. Voa tranquilo? Tem certeza disso? Vai achando camarada.

    ResponderExcluir
  12. Quanto capslock hein? Esse pessoal natureba é tudo analfabeto funcional, cruzes!

    ResponderExcluir
  13. Essa foto da Jararaca Ilhoa foi tirada no Instituto Butantã!
    Nada na natureza é por acaso, cada animal, julgado "insignificante", tem seu papel, se este desaparecer pode causar um enorme de um desequilíbrio.
    Estaríamos mais seguros em uma favela? Me desculpe, tem pessoas honestas lá, é CLARO, mas é onde tem a maior concentração de bandidos, depois do congresso, óbvio.

    ResponderExcluir
  14. Mente bitolada e a do cara que leva sacola retornavel para o supermercado,compra saco plastico de lixo porque nao tem a sacolinha do mercado e acha que ta preservando.So ta ajudando o supermercado a vender mais(o saco de lixo).

    ResponderExcluir
  15. achar que o aquecimento global e causado pelo homem e mania de grandeza.

    ResponderExcluir
  16. amigão ...
    vai caça perereca na selva d pedra ..
    intendestes ?

    ResponderExcluir
  17. Imbecilidade aquele desenho de Deus assistindo a imagem daquela criança desnutrida!

    Seria muito conveniente aos homens fazer todas as cagadas que fazem e esperar que Deus resolvesse tudo pra eles.
    Aí sim Deus seria um carrasco. Porque Ele daria o livre arbítrio aos homens e eles não precisariam se responsabilizar pelos seus atos, e assim NUNCA saberiam o que é certo ou errado! E pra quem não acredita em certo ou errado... não saberiam o que faz bem ou mal aos outros!

    A escassez é resultado da ação do HOMEM.. e não de DEUS!

    ResponderExcluir