sábado, 4 de dezembro de 2010

Hardcore ou Casual? Resolvendo o dilema.

Você é hardcore ou casual?

Quem joga jogos online, especialmente MMO, frequentemente se depara com esse tipo de pergunta. Cada um tem sua própria opinião sobre si mesmo e os outros, e junto com a pergunta vêm respostas confusas, conceitos contraditórios, confusão.

Por quê isso acontece? Simples, é uma confusão de conceitos. A própria pergunta está errada - hardcore e casual não são antônimos e não significam o contrário um do outro.

E aí é que mora a origem de toda a discussão. Quem pensa que hardcore é o contrário de casual não concorda com quem pensa que casual é o contrário de hardcore, e vice-versa. Vamos esclarecer as coisas:


Eixos diferentes
Pra esclarecer a bagunça de vez, temos que dividir os dois conceitos em quatro. O contrário de hardcore é softcore, e o contrário de casual é viciado. Apesar de levemente parecidos, os dois são eixos diferentes de um mesmo gráfico:




Assim você acaba não com dois, mas com quatro características diferentes de jogador. Antes de continuar, vamos explicar a diferença dos dois eixos:

  • Casual x Viciado:
    Este eixo diz respeito ao tempo que o jogador gasta jogando. O jogador casual joga de vez em quando, geralmente pouco tempo, apenas nas horas livres. Já o viciado joga o máximo de tempo possível, geralmente várias horas por dia.

  • Hardcore x Softcore:
    Este eixo diz respeito ao estilo de jogo do jogador. O jogador hardcore geralmente procura os maiores desafios, experimenta as dificuldades máximas, quer bater recordes e fazer o impossível. Já o softctore procura apenas uma diversão mais tranquila, joga nos modos mais fáceis e não se preocupa com recordes e desafios extremos.


Os perfis
Baseado nesses dois eixos, acabamos com quatro perfis de jogador:





O Compulsivo

O compulsivo é o jogador hardcore e viciado.

Ele não só está em busca do máximo de pontos, achievements, dos maiores desafios e dificuldades máximas - ele faz isso o dia inteiro, o tempo todo. Ele busca o topo do ranking, e geralmente consegue.

É aquele jogador que está o tempo todo online, e o tempo todo impressionando os outros. Frequentemente, quando falamos em jogador hardcore, pensamos no compulsivo.



O Intensivo

O intensivo também é um jogador hardcore - mas ao contrário do compulsivo, ele não fica o tempo todo online. Ele é aquele tipo de jogador que aparece na hora certa, faz o que é preciso, e sai.

Disciplinado, eficiente, objetivo. Ele não fica no jogo mais tempo que o necessário pra cumprir seus desafios - geralmente o intensivo não tem tempo a perder com bate-papos, relacionamentos e coisas de noob. Ele vem, faz, acontece, e desaparece.



O Colecionador

O colecionador é aquele jogador que joga muito tempo - algumas vezes o dia inteiro - mas não quer saber de desafios extremos.

Quando se dedica a um jogo só, o Colecionador geralmente passa o dia fazendo tarefas mais simples - juntando moedas, treinando profissões, colecionando pets, "farmando" coisas ou criando vários personagens diferentes.

Nos MMOs, pelo fato de jogar muito (tempo), geralmente o colecionador é o principal ponto de controvérsia quando embaralham os conceitos de hardcore e casual.




O Fanfarrão

O Fanfarrão é aquele jogador que é ao mesmo tempo softcore e casual.

Ele não só não se importa com desafios e recordes e pontuações, como não gasta muito tempo jogando. Ele simplesmente loga de vez em quando e se diverte do seu jeito.

Geralmente é o tipo de jogador que você vai ver de vez em quando fazendo coisas engraçadas e "inúteis" no jogo. Também é um tipo de jogador muito criticado e menosprezado pelos demais - mas depois de conhecer tantos perfis diferentes de jogo, quem pode dizer que existe um jeito "certo" ou "errado" de jogar?

3 comentários:

  1. MUITO BOM CARA, PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Melhor explicação que já vi. (y)

    ResponderExcluir