domingo, 25 de julho de 2010

Casal Com Filhos x Casal Sem Filhos

Essa é a história de dois casais de 25 anos - um que decide ter um filho, outro que decide não ter. Qualquer semelhança com a realidade não terá sido mera coincidência :)




aos 25 anos
Casal com filhos
Grávida, ela tem ânsias de vômito o dia inteiro. Vive descabelada e de mau humor, o que gera estresse e brigas no casal. As pernas se enchem de varizes e a barriga de estrias. O interesse sexual dela chega perto de zero e, como o dele obviamente continua normal, acontece uma ou outra eventual pulada de cerca.
Casal sem filhos
Na flor da idade, ela está no auge da forma física e com saúde perfeita. Ela vive linda e de bom humor, o que aumenta a paixão do casal. O interesse sexual dela está nas alturas e a química entre o casal só aumenta.

aos 26 anos
Casal com filhos
Depois do parto, o interesse sexual continua em baixa. O casal passa as noites cuidando do recém-nascido que não pára de chorar. Gasta uma grana em fraldas, médico e mamadeiras.
Casal sem filhos
A interação sexual continua em alta, cada vez melhor. O casal passa as noites saindo e se divertindo com os amigos. Gasta uma grana com uma bela viagem nas férias.



aos 27 anos
Casal com filhos
A criança começa a andar e eles precisam contratar uma babá para vigiá-la 24h por dia. O casal recebe alguns convites para festas e eventos diversos, mas não pode aceitar porque não tem com quem deixar o pimpolho. Logo ele começa a pegar catapora, rubéola, piolhos e outras coisas típicas de crianças, trazendo mais despesas para a família.
Casal sem filhos
Sem ter grandes gastos, eles resolvem contratar uma personal trainer para cuidar da foma. O casal recebe alguns convites para festas e eventos diversos, e aproveita todos. Com as despesas sob controle, eles resolvem comprar um Home Theater para incrementar a casa.


aos 28 anos
Casal com filhos
O fofinho aprende a fazer pirraça, e faz o casal passar vergonha em supermercados, sorveterias e lojas de brinquedos. Além disso, acaba quebrando uma coisinha ou outra na casa dos outros, que começam a evitar o casal. O casal passa as noites ensinando o lindinho a falar.
Casal sem filhos
O casal demonstra classe e sintonia em supermercados, bares e lojas de automóveis. Além disso, são muito bem recebidos na casa dos outros, onde se comportam como uma visita agradável. O casal resolve passar as noites em um curso aprendendo uma nova língua.

aos 29 anos
Casal com filhos
Chega a época do pré-escolar, e as despesas aumentam ainda mais. Sem conseguir dar conta dos gastos, eles começam a cortar os "supérfluos" das despesas, e comprar as marcas mais baratas. Acabam tendo que dispensar a empregada doméstica, e a mulher fica obrigada a assumir uma jornada dupla - trabalhando e cuidando da casa - o que a deixa visivelmente mais cansada e desgastada.
Casal sem filhos
Sem despesas extras, não precisam fazer nenhum corte no orçamento. Ele continua tomando a sua marca favorita de iogurte no café da manhã sem se preocupar com o preço. E a empregada continua na casa, fazendo sobrar para a mulher muito mais tempo para relaxar e cuidar de si mesma - o que a deixa visivelmente mais bonita e bem-humorada.


aos 30 anos
Casal com filhos
Surgem algumas desavenças entre o casal. Irritadiços e desgastados, ambos não querem saber de diálogo, voltam as atenções para o filho, e passam apenas a se "tolerar", guardando as mágoas mútuas para si. O casamento finalmente deixa de ser uma relação entre eles para ser uma relação de cada um deles com o filho.
Casal sem filhos
Surgem algumas desavenças entre o casal. Sem ter o filho como válvula de escape, eles precisam conversar e resolver as diferenças para tornar a convivência possível. Após muitas discussões e muito diálogo, eles acabam se entendendo, e o casamento continua sendo uma relação de amor e cumplicidade.


aos 31 anos
Casal com filhos
O queridinho da família começa a crescer com os coleguinhas, e a aprender as maravilhas do espírito capitalista. Pela primeira vez ele vai exigir aquele tênis bonitão dos Super Cavaleiros Espaciais que custa mais de 200 pilas. E junto com ele a merendeira, o caderno, o bonés e a coleção de bonequinhos dos Cavaleiros. O casal até tenta negar, mas acaba liberando os presentes nas datas festivas - aniversário, natal, dia das crianças...
Casal sem filhos
Eles nunca ouviram falar nos Super Cavaleiros Espaciais, acham engraçado que uma loja tenha a coragem de cobrar mais de 200 contos por um tênis de criança, e se perguntam se existe algum doido que paga esse preço. Eles aproveitam o Natal, aniversários e dia dos namorados para trocar presentes entre si - inclusive aquele vestido lindérrimo de mais de 200 pilas que ela estava doida pra comprar.



aos 32 anos
Casal com filhos
O pimpolho entra em idade escolar, o que aumenta algumas centenas nas despesas mensais da família. Ainda enrolado com as despesas do Natal (e as prestações do videogame dos Super Cavaleiros Espaciais), o papai precisa tirar um empréstimo no banco para comprar a lista monstruosa de material escolar, e começa a se complicar com os juros e taxas bancárias.
Casal sem filhos
O casal decide que é hora de se preocupar com o futuro. Primeiro ele resolve fazer uma Pós-Graduação, para melhorar suas perspectivas de renda. Depois, eles vão ao banco e começam a investir num plano de previdência privada para ter uma aposentadoria mais tranquila.



aos 33 anos
Casal com filhos
Algumas vezes ao longo do ano, a mamãe precisa correr para o hospital graças a algumas travessuras do filhote, que se cortou, queimou, ou ficou doente depois de brincar descalço nas poças de lama da chuva. Já desgastada pela jornada dupla em casa e no trabalho, ela começa a sofrer problemas de saúde - e passa por um tratamento pra controlar a pressão alta.
Casal sem filhos
Algumas vezes ao longo do ano, a não-mamãe vai ao médico fazer um checkup pra conferir se está tudo bem. Com as tarefas domésticas por conta da empregada, ela começa a se preocupar com a idade - e faz um tratamento de estética pra eliminar umas ruguinhas.


aos 34 anos
Casal com filhos
Eles são convidados para uma festa, mas precisam ir embora antes da hora porque o fofuxinho está com sono, e já derrubou refrigerante no carpete da anfitriã. A mamãe evita os tiragostos por causa da pressão, mas também não aguenta muito tempo.
Casal sem filhos.
Se sentindo meio entediados, eles resolvem dar uma festa para um grupo de amigos. A noite toda é muito divertida, e eles aproveitam até o sol raiar. O único lado ruim foi um moleque filho daquela amiga gorda (Nossa! Como ela está acabada!) que derrubou guaraná no carpete.



aos 35 anos
Casal com filhos
O papai está estressado, passando por sérios problemas no trabalho. Irritado com o chefe, ele resolve procurar outro emprego... aparece uma vaga, até com um salário melhor, mas ele perde a concorrência para um outro candidato que tem pós-graduação.
Casal sem filhos.
O não-papai está estressado, passando por sérios problemas no trabalho. Irritado com o chefe, ele resolve procurar outro emprego... aparece uma vaga com um salário mais alto, mas tem um outro candidato. Felizmente, ele vence a concorrência, porque o outro candidato não tinha pós-graduação.



aos 36 anos
Casal com filhos
O bonitinho chega à idade em que dá mais confiança aos coleguinhas que aos pais. Exceto para pedir dinheiro ao papai ou perguntar à mamãe se o almoço está pronto, ele quase não conversa com a família, e passa o dia inteiro na rua - sujando roupas. Como o casal já não tem um bom relacionamento há muito tempo, eles acabam se sentindo meio solitários... mas se consolam quando recebem um poeminha no dia das mães e dos pais.
Casal sem filhos.
Sem nenhuma válvula de escape, o casal continua tendo um ao outro como melhor amigo. Eles não recebem poeminhas no dias das mães ou dos pais, mas até hoje trocam presentes carinhosos no dia dos namorados, e em nenhum dia do ano se sentem solitários. Além disso, o cachorro da família nunca deu mais atenção aos outros cachorros que aos donos.



aos 37 anos
Casal com filhos
Chega a hora do geniozinho do papai trocar de colégio - agora é hora de "investir" pra valer na educação do filho. Com problemas no emprego e as despesas crescentes, o papai começa a ficar cada vez mais mal-humorado. Tomar uma cerveja com torresmo no boteco da esquina agora é a única diversão economicamente viável.
Casal sem filhos.
De emprego novo e com as despesas estáveis, o casal procura sempre variar as alternativas de lazer. Os passeios pelos mais variados restaurantes e cinemas da cidade se mesclam a escapulidas para alguma praia nos fins de semana.



aos 38 anos
Casal com filhos
O carro do casal está ficando velho. Apertados entre as despesas de escola e os tratamentos de saúde, a solução é levar em um "mecânico" conhecido da família que tem uma "oficina" improvisada num buraco por aí. Ele faz umas gambiarras para o carro continuar andando.
Casal sem filhos.
O carro do casal está ficando velho. Para não gastar muito, eles resolvem economizar uns passeios de fim de semana, e levam o carro na assistência técnica autorizada. Ele sai de lá novinho em folha, mas mesmo assim o casal acha por bem começar a fazer um consórcio para trocar de carro.



aos 39 anos
Casal com filhos
O filhotão agora é fã de uma banda de New-Age-Gothic-Punk-Metal, e acha o pai um burrão por não saber diferenciar isso de Classic-Epic-Punk-Metal-Melodic. Eventualmente, ele surrupia o cartão de crédito do pai para comprar o novo DVD da banda, com cenas-bônus do guitarrista quebrando os instrumentos e ganhando de brinde um documentário que explica o envolvimento da banda com as drogas.
Casal sem filhos.
O casal compra vários CDs da sua banda favorita de sempre. Passeando pela loja, eles riem entre si quando vêem um bando de pivetes vestindo roupas esquisitas e comprando uns discos de gritaria.



aos 40 anos
Casal com filhos
Influenciado pelos coleguinhas e por sua banda favorita, o garotão aprende a beber e a fumar. Casualmente, experimenta até otras cositas más pelas baladas da vida. Mas, apesar de estar estampado na cara, os pais são cegamente crédulos na pureza do filhote, e nem desconfiam de nada.
Casal sem filhos.
Com o avanço da idade, o casal decide que é hora de rever os velhos vícios... ele faz um tratamento para parar de fumar e ela pára completamente de beber. Mas, nas rodinhas de amizade, a fofoca da vez é como aquele outro casal pode ser tão ingênuo a ponto de não enxergar que o filho está se drogando por aí.





236 comentários:

  1. A visão do autor sobre o assunto se mostra limitada e generalista. O assunto é muito mais complexo que o apresentado, sendo que casais diferentes vivem realidades muito diferentes um dos outros, seja com filhos ou não. Artigo totalmente superficial e sem fudamentos.

    Nota zero pra você!

    ResponderExcluir
  2. eu, nem mulher vou ter, só usar elas e dpois jogar fora, raro achar uma que valha a pena hj em dia

    quanto aos filhos, se eu queimar minha lingua, terei um com certeza, quando eu tiver 30 anos vou fazer oq da vida?

    ResponderExcluir
  3. Amigo... Ou amiga seila!

    Se não gostou apenas ignore sim? Ninguem precisa fica aguentando suas loucuras pq seu filho nao deixa vc dar umazinha por ai >.<

    ResponderExcluir
  4. perfeito, estou com 36 e concordo com tudo

    ResponderExcluir
  5. Isso acontece num mundo totalmente caótico né, porque se todos que tem filho tem esses problemas e os filhos usam drogas, ou o mundo é um terrivel lixo ou não existe mais ninguem né...
    Faz parecer que filho é o pior problema do casal...
    Pif...
    Post patético

    ResponderExcluir
  6. Quem achou ruim o post provavelmente deve ser um pai de família "fodido" tentando achar alguma coisa que valha a pena nessa "burrada".

    Nestor.

    ResponderExcluir
  7. Quero ter filhos do mesmo jeito!

    ResponderExcluir
  8. 70 anos sua mulher morre! e vc vai parar em um asilo, pois não possui nenhuma família

    ResponderExcluir
  9. 70 anos e sua mulher morre! Além de ir parar num asilo, você passa o resto da vida se lamentando porque seu filho por quem você sacrificou a vida inteiro só aparece pra te visitar uma vez por ano :)

    ResponderExcluir
  10. Quem se doeu é porque leu alguma verdade...

    ResponderExcluir
  11. Tudo isso é verdade, e do jeito que os jovens são hoje em dia, essa história do asilo é pura realidade.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o post. na verdade é isso mesmo, filhos só servem para dar trabalho, despesas e desgosto. Investimos toda a nossa vida, a nossas economias e a nossa saúde em um pirralho que poderá colocar tudo a perder! Quem quiser viver a vida plenamente não precisa de filhos, que são apenas atraso de vida. Agora o mais interessante é essa nossa sociedade intolerante, que acha que quem não quer ter filhos é um ET... respeitem as nossas decisões ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo! Somos obrigados a respeitar a opinião dos outros, mas ninguém respeita a nossa. Engraçado, né? Vivemos numa ditadura onde quem casa em que ter filhos. Gente, admiro quem tem, mas não ter é um direito nosso, ué.

      Excluir
  13. Polemica pura.
    Com certeza esse assunto poderia ser discutido em rodas de faculdade.

    ResponderExcluir
  14. Quantos comentários ridiculos juntos!!

    ResponderExcluir
  15. kkkk...ri muito
    Tenho 34 e meus filhos ja passaram da fase de derrubar refri no chão (11 e 16 anos)
    Com a gente não foi bem assim, mas ha muitos amigos q passam exatamente por essa situação.
    Muito bacana e da pra refletir sobre uma coisa tb.
    "QUE TB JA FOMOS FILHOS"
    agora da pra entender o estresse da minha mãe
    hauhauhaushshauha

    ResponderExcluir
  16. É por pensar assim que a Europa está velha...não penso em ter filhos e se tiver vai ser uma "produção independente". Marido também não quero ter, não empresto meu GTI a ninguém!

    ResponderExcluir
  17. Gente cade o humor :D, nao precisa falar que é patetico, só nao é um humor explicito

    ResponderExcluir
  18. Adorei! Claro que existem exageros, mas no geral, acontece isso mesmo, e quem condena, vai ver que já passou por situacoes vexatórias como essas, mas não quer dar o braco a torcer. Tenho dito!

    ResponderExcluir
  19. Que bela bosta de post cara! Tem alegrias na vida que só quem tem um filho vai conhecer.. e não existe dinheiro e nem independência no mundo que pague!

    Quem não quer ter filhos é porque deve ser uma pessoa totalmente egoísta, só pensa em si mesmo..

    ResponderExcluir
  20. "Quem não quer ter filhos é porque deve ser uma pessoa totalmente egoísta, só pensa em si mesmo."

    Engraçado essa frase aí.
    Egoísta são os filhos que não pensam nos pais na hora de cometerem as merdas que cometem!

    Show o post!

    ResponderExcluir
  21. Ou, egoísta os pais que colocam os filhos no mundo sem planejamento, sem dar a eles uma vida boa pra fazer com que eles sofram depois?

    --------------------------------
    Fiz um post sobre o assunto uma vez:
    --------------------------------
    http://www.umombroamigo.com/2010/04/ter-filhos-ou-nao.html

    ResponderExcluir
  22. Quem acha que filho é só desgosto é pq certamente desgostou seus pais um dia! e tem medo de ter um filho tão ruim quanto ele foi!

    ResponderExcluir
  23. Desculpa Delmar, mas isso é falácia. Eu sou uma excelente filha para meus pais, nunca me droguei, nunca fumei nem bebo, ajudo minha mãe quando ela precisa, nunca dei problemas pra ela e não quero ter filhos.

    Isso não faz de mim uma pessoa ruim. Quem está sendo agressivo no caso é você, porque não sabe respeitar a opção dos outros. Um abraço

    ResponderExcluir
  24. Como cada caso existem exceções ! vou mostrar meu relato

    25 anos
    gravida minha mulher tinha sim ânsias de vomitos que não eram frequentes foram so nos primeiros messes, mais nem ligavamos pois adoravamos comprar coisas juntas pra decorar o quarto do nosso primeiro filho foram momentos maravilhosos juntos!

    26 anos
    nunca me senti tão realizado em minha vida ao olhar aquela pessoa tão fragil que mal abria os olhos ! chorava de vez em quando a noite mais era so mamar e voltava a dormir deu pouco trabalho a noite sem contar que ganhamos muitas fraldas no chá de fralda que a gente fez além de ter me proporcionou as mais lindas fotos que já vi !

    27 anos
    ver ele dando os primeiros passos pra chutar uma bola e cair de bunda no chão rindo, me fez me sentir cada dia mais vivo e mais jovem podia dominar o mundo com aquele sorriso minha mulher voltou ao corpo de antes e com uma serenidade que me fazia ama-la cada dia mais !

    28 anos
    com três anos ele falava praticamente tudo e morriamos de rir dele conversando com a gente nunca foi muito pirracento ! se não a gente dava umas palmadas aprendeu cedo a respeitar os pais !

    29 anos
    sempre tive um emprego instavel minha situação financeira sempre foi razoavel não me deu muitos gastos diante da felicidade que me trouxe, me mostrava todo dia oque tinha aprendido na escola !

    30 anos
    eu e minha mulher deicidimos arrumar outro bebe diante da felicidade e dos momentos maravilhosos que tivemos a historia se repete mais agora com o nosso ajudante mais dedicado a cuidar da sua irmãzinha que vai chegar

    31 anos
    nosso primeiro filho adorava vigiar a irmã mais nova minha mulher fica em casa e cuida dos dois se sente a mulher mais realizada do mundo com seus filhos mais lindos e me faz o homem mais feliz da terra !

    32 aos 40 anos
    vivemos muito bem esses oito anos todo dia com crianças e uma experiencia nova,não existe a rotina e cada passeio em familia e aproveitado ao maximo já que não se saimos tanto devido as crianças, mais não deixamos de ter momentos so nossos já que as vovós amavam quando eles iam dormir lá ! minha mulher cada dia mais dedicada a sua familia descobri que o tempo so me fazia ama-la mais e mais feliz !

    50 anos
    meu filho se formou pra engenheiro seguiu a profissão do pai, pretende se casar no final do ano tem um situação financeira já controlada,
    minha filha faz piscologia forma em breve mora em outra cidade vem me ver nas ferias da faculdade e extremamente carinhosa moro com minha esposa e agora quero netos ! tive uma vida muito feliz e agradeço a deus todos os dias por meus filhos lindos não foram so flores e ainda não são me preocupo com eles não tnto quanto a mãe deles mais foram as melhores coisas que podia ter nos acontecidos !

    ResponderExcluir
  25. Casal sem filhos (em qualquer idade): (parte 1)
    -Sempre estao "felizes"! Participam de festas, encontros, fazem viagens maravilhosas, compram de tudo e se sentem realizados...

    Casal com filhos (em qualquer idade): (Parte 1)
    -Sempre estao "felizes"! Participam de festas, encontros, fazem viagens maravilhosas, compram de tudo, sempre com moderação, já que não são só os dois, mas tres, quatro ou cinco, porem se sentem realizados...

    Casal sem filhos (em qualquer idade): (parte 2)
    -No final de cada dia, cada viagem, cada compra sentem um vazio, uma falta de alguma coisa e sempre buscam outra festa, encontro, viagem ou coisas do tipo. Sua felicidade sempre é "meia-boca" pois depois de ir a uma festa, ou qualquer outro evento, sentem que faltou algo, mas nao sabem nunca dizer o que é...
    Correm o risco maior do chifre e a separação quase sempre é inevitavel(percentuais reais, baseado em dados estatisticos do IBGE)

    Casal com filhos (em qualquer idade): (Parte 2)
    -No final do dia, sentem-se realizados. Qundo chega a hora de deitarem, ouvem seu(s) pimpolho(s) dizer boa noite papai/mamãe, eu te amo! e isso faz valer cada centavo gasto com ele(s); Sempre tem objetivos maiores, pois sabem que tem uma vida que depende deles. Nunca se arriscam desenfreadamente e possuem uma qualidade de vida bem superior.
    A felicidade é plena;
    O risco de chifres é menor e o numero de separaçoes tambem!

    Enfim, triste visao do autor e triste de quem concordou! Provavelmente é/são pessoas solitarias ou que tem compenheiros(as), porem infelizes...

    Experimentem ter filhos...

    ResponderExcluir
  26. Acredito que nós sejamos um reflexo da criação dos nossos pais, e a tendência seria nós criarmos nossos filhos da mesma maneira como fomos criados, logicamente, adaptando-se à cada situação!
    Quanto ao respeito à opinião do outro, não fui agressivo, pelo contrário tenho um grande senso de democracia, apenas expressei a minha.
    Pois as pessoas que postaram aqui a favor do texto, usaram esse argumento, seu motivo pode ser outro, pois como você mesmo disse cada qual tem sua opinião.

    ResponderExcluir
  27. Achei muito infeliz o seu post. Viva sozinho e depois me diz se você se sente feliz. ;)

    ResponderExcluir
  28. Os dados do IBGE só não dizem que muitos casais com filhos não se separam só por causa da criança e se toleram por mais uns 20 anos até a crise da meia idade chegar e o marido trocar a mulher por outra mais nova ou coisa do tipo.

    A separação acontece dentro de casa também, eles podem não se divorciar, mas continuam infelizes vivendo como amigos ao invés de seguir cada um o seu rumo e tentar reencontrar a felicidade.

    Não quer dizer que os que se separaram são infelizes, pelo contrário.

    ResponderExcluir
  29. "Achei muito infeliz o seu post. Viva sozinho e depois me diz se você se sente feliz. ;)"

    Ué... por exemplo eu concordo com o texto e não "vivo sozinho" cara... eu sou casado e sou muito feliz a mais de 15 anos, e viajo muito e chego em casa sem sentir vazio nenhum e faço sexo, muito sexo na sala semprecisar moderação por causa do filho que pode acordar...

    ResponderExcluir
  30. e assim para uns!!! minha irma ta com 26 anos e ta com filha 1 ano ela termino faculdade tiro sua aob! seu marido esta bem financeramente! e pelo q vejo eles estao super felizes ( eu moro longe so vi 1 vez) minha avo meus pais meus tio qmora perto tao tudo feliz graça a ela! agora c vc ganha seus 500-1000 muie nem sequer termino encino fundamental nem trabalho direito tem! qndu pegar 1 maximo mil reais! dai ela pode ler esse testo e falar q e verdade!

    ResponderExcluir
  31. Bom, posso dizer que conheço ao menos dois caras babacas que não têm filhos aos 50 anos... podem até ter uma vida divertida, mas ninguém suporta mais de 5 minutos ao lado deles, são completamente excêntricos e fúteis. O autor foi infeliz e está dizendo isso porque não pode ter filhos ou é impotente.
    É possível notar o tom de tristeza em falas como "perfeito, estou com 36 e concordo com tudo".

    ResponderExcluir
  32. "Achei muito infeliz o seu post. Viva sozinho e depois me diz se você se sente feliz. ;)"

    Ué... por exemplo eu concordo com o texto e não "vivo sozinho" cara... eu sou casado e sou muito feliz a mais de 15 anos, e viajo muito e chego em casa sem sentir vazio nenhum e faço sexo, muito sexo na sala semprecisar moderação por causa do filho que pode acordar...

    O correto seria "há mais de vinte anos". Aproveita que não tem filho e volta para a escola!

    ResponderExcluir
  33. 16 anos
    Clarion descobre ser esteril.

    ResponderExcluir
  34. Oi Bob!

    Só pra enriquecer a sua informação, infelizmente eu não nasci estéril não.

    Mas não se preocupe, já resolvi esse problema - fiz vasectomia aos 26 anos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito o post e o comentário. Sou adepta de uma vida mais leve, sem filhos, mas respeito que não pensa assim. Pena que quem não pensa assim não respeita a nossa opinião. Kkkk

      Excluir
    2. Perfeito o post e o comentário. Sou adepta de uma vida mais leve, sem filhos, mas respeito que não pensa assim. Pena que quem não pensa assim não respeita a nossa opinião. Kkkk

      Excluir
  35. só uma pessoa sem estrutura familiar deixa os filhos se meterem em drogas... depois dos 40, a mulher entra em depressao por nao ter tido filhos, e a partir dessa idade é mais perigoso, e tbm entra a menopausa... ai o pai vai ter quem? ninguem, nenhum filho pra jogar futebol, nenhuma filha pra admirar e mostrar aos amigos o quanto foi abençoado com uma filha tao linda.. realmente, nao gostei nada desse post, pretendo sim ter filhos, e assim como meus avós, e meus pais, eu vejo que mesmo com filhos eles continuaram com amor pra "dar" e vender hahauhauh

    ResponderExcluir
  36. Acho que o autor(ou autora) do texto nunca teve filhos.

    O amor de um filho pelo pai/mãe é algo que supera qualquer festa, encontro com amigos e o escambau...

    E saber, que aquele ser, que te ama é fruto seu, que tem o seu sangue correndo nas veias, não tem comparação...

    Cheguei no blog agora, e já estou de saída, por conta de um post tão infeliz como esse...

    ResponderExcluir
  37. Nunca esqueça você já foi uma criança !!

    ResponderExcluir
  38. Até os 30 anos concordo com o post. Depois dos 30 anos o texto fica besta... Hora ideal para ter filhos é após os 30, a fase de curtição já passou e nessa idade é hora de rever seus conceitos.

    ResponderExcluir
  39. A ALEGRIA DE ESCUTAR UM MAMÃE EU TE AMO SUPERA QUALQUER FESTA OU QUALQUER PASSEIO COMO ÉS FUTIL

    ResponderExcluir
  40. bem eu tnh 1a bebe de 1 aninho,e adorei esse post realmente bastante comico e ironico...
    amo demais a nha filha mas ela tb m da bastantes dores d cabeça,mas n trocava nha vida d mae nem por nd deste mundo mas pdter esperado um pouco,ja k a resolvi trazer ao mundo cm 21aninhos,mas adorei o post!!
    bem legal

    ResponderExcluir
  41. Povo bobo que fica levando tudo à sério. Fico achando muita graça em ver gente se descabelando aqui por causa de um post irônico desse.

    O que mais me assusta é ver como que tem gente PRECONCEITUOSA no mundo, que assim como antigamente as pessoas assumiam que eram gays por exemplo, achavam que eram ETs e que não eram pessoas normais, julgando diretamente.

    Não ter filhos é uma opção meio "nova" que muitos casais acabam aderindo pela correria do dia a dia e da mudança dos tempos e incerteza do futuro. Vamos respeitar a opção de cada um galera.

    Dentro da visão do rapaz aí é isso mesmo que ele vê e quem não quer ter filhos provavelmente se identifica.

    Agora, ficar acusando, levando ao extremo a opção pessoal da pessoa como se fosse um crime é bizarro vai?

    Abraço, ótimo post, ótimo blog.

    ResponderExcluir
  42. Ameiii o post auhush
    eh vdade quem se doeu é porque leu algumas verdades!

    ResponderExcluir
  43. Nossa que coisa estranha ficar um julgando o outro, cada um faz o que quer e assume o onus e o bonus da escolha feita, ter filho ou nao ter, casar ou não casar,ser sozinho, tanto faz, tudo na vida vem com alegrias e dificuldades, é so uma questão de escolha e é problema de cada um, deve ser respeitado! esses depoimentos alem de provar a falta de senso de humor, mostra como ainda vivemos numa sociedade machista e pasteurizada onde a diversidade não é respeitada.
    Não existe regra nem manual para felicidade!!!
    cada um que encontre a sua e deixe os outros em paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que enfim, li algo sensato, seja qual for a opinião. O cara tem o direito de não querer ter filhos.

      Excluir
  44. Pôxa, você deveria voltar no passado e dizer tudo isto para os seus pais, você é ignorante e não merece ter uma família, somente uma esposa gostosa que dá o rabo até pros cachorros de rua.
    NOTA ZERO PRA VOCÊ!

    ResponderExcluir
  45. É a realidade de muitas famílias brasileiras!Mas não quer dizer que um casal sem filhos seja a perfeição.

    ResponderExcluir
  46. Traduzindo:

    Casal com filhos = Velhos
    Casal sem filhos = Jovens

    ResponderExcluir
  47. O autor desse texto até parece que nunca foi filho de ninguem... nasceu de chocadeira é filhinho? hehehehehehe
    tenho uma filha pequena e nossas vidas se tornaram muito mais feliz e cheia de eventos e diversão depois que ela nasceu.... nós (casados) tanto ensimos ela a ser uma pessoa melhor como tambem nos tornamos pessoas melhores depois disso.... nos tornamos menos mediocres como o autor, pois um dia nós pensamos assim como voce e fomos vencidos pelos olhos mais lindos e brilhantes que vemos todos os dias pela manhã. Tua mãe tambem deve lembrar desses momentos contigo... ah me esqueci!!! tu não tem mãe!!!! babaca ...

    ResponderExcluir
  48. Quero parabenizar o autor do post, com certeza deve ser childfree convicto.
    Texto mais realista que esse, impossível!
    E a quem o chamou de egoísta: egoístas são pais e mães que têm filhos para satisfazer vontades próprias!!
    E quem fica aí criticando o autor do post é porque tem INVEJA de quem não tem filhos e não precisou e nem vai precisar passar por tanto sofrimento!!
    Filhos não são bênçãos pra todo mundo, pensem nisso antes de criticar a posição do autor do post.

    ResponderExcluir
  49. Adorei d+ tudo que li aqui! Hahahaahahahaha
    E mto engraçado ver como as pessoas estao hoje em dia se desprendendo dessa obrigacao em ter filhos. No final filho acaba sendo um gasto horrendo e o que os pais passam pra criar um filho nao vale nem 1% a pena no final de tudo. Minha mae e meu pai foram bons pais e eu faco de tudo por eles, mas nem se eu ganhasse na mega sena e desse o dinheiro todo pra eles e fizesse eles levarem uma vida de luxo pro resto da vida, nada disso traria de volta os anos que eles perderam cuidando de mim perdendo noites de sono perdendo oportunidades na vida (minha mae deixou de morar no exterior porque engravidou de mim) eles me amam me veneram nunca me culparam por nada mas eu fui um atraso do caralho na vida dos dois, e mesmo tendo levado uma vida de luxo igual eu levei com tudo de bom e do melhor, uma promessa eu fiz pra mim mesma: filho nenhum vai fuder minha vida igual eu fudi a vida dos meus pais. Eu ja decidi nao ter filhos e meus pais apoiaram e eu sou feliz d+ assim e nao quero nunca na minha vida carregar o fardo que meus pais carregaram por minha causa. Parabens ao autor do post, quem entender seu recado beleza, quem nao entender que se foda! Eu entendi direitinho e minha opiniao é a mesma da sua: filhos???? to foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  50. O sorriso de um filho NÃO supera qualquer coisa. Eu poderia fazer uma lista de coisas que superam qualquer sorrisinho falso de criança, que só sorri quando quer alguma coisa. E a maioria de nós que não queremos filhos fomos ótimos filhos para nossos pais. E outra, não julgamos vocês que gostam de filhos, então VOCÊS NÃO TEM O DIREITO DE NOS JULGAR, entenderam?

    ResponderExcluir
  51. E só pra não esquecer: QUEM SE DOEU COM ESSE TEXTO AÍ É PORQUE A CARAPUÇA SERVIU!!!

    ResponderExcluir
  52. Adorei o texto!

    Tenho 33 anos, não tenho filhos e sou VASECTOMIZADO!

    Minha namorada e futura esposa também não quer filhos e viveremos sempre felizes, sem aporrinhações!

    ResponderExcluir
  53. Olha, vocês "parideiros" possuem toda mídia pra falarem suas falácias, deixem nós, childfrees, nos expressarmos em paz.
    O autor está certo, dúvido que algum casal que tenha filhos possuam o mesmo contato e a mesma cumplicidade que antes dos filhos, é bem possível que nem se relacionem e o único vínculo sejam os filhos.
    Há excessões, mas para comentários tão inflamados, a única explicação é provar pra si mesmo que a vida é ótima.

    ResponderExcluir
  54. Eu adorei. Meu marido e eu não teremos filhos!
    =0)

    ResponderExcluir
  55. Amei....Tenho 28 anos e já me decidi filhos nem pensar.
    Engraçado pq somos tão criticados, por acaso a nossa decisão é um crime?

    ResponderExcluir
  56. Tenho 33 anos de casado com a mesma mulher , três filhos já com curso superior (nunca pagaram faculdade particular ) todos têm seus emprêgos , faço sexo quatro vezes por semana, tomo meu vinho três vêzes por semana , me dou ao luxo de deitar na rêde e tocar algumas melodías do ""GLENN MILLER "" ou algumas nacionais , tenho 60 anos de idade e aposentado como Operario de siderúrgica , A vida não é sòmente isto descrito por vocês ,é muito mais e aconselho estudarem e ler um pouquinho mais , um dia podem fazer parte da nossa turma , a turma dos vencedores ,pés no chão e evitem ver TV........

    ResponderExcluir
  57. "A ALEGRIA DE ESCUTAR UM MAMÃE EU TE AMO SUPERA QUALQUER FESTA OU QUALQUER PASSEIO COMO ÉS FUTIL"

    Eu já escutei vários "Eu te amo" e tb o "Eu te amo mais do que eu amo minha mãe"... hehehe. Como se criança soubesse o que está falando.

    Eu não sou fã de festas, mas nada melhor do que uma vida sem filhos. Aliás, no lugar de filhos humanos prefiro mil vezes ter gatos e cachorros. Eles não dizem Eu te amo com palavras humanas, mas me deixam dormir a noite toda. Posso sair para passear sem preocupação. Se for viajar, só preciso que alguém venha na minha casa checar a comida e dar uma limpadinha na sujeira e levar para passear (no caso do cachorro). Nada de perder meu sôssego correndo atrás de pirralho ou a minha liberdade para fazer o que eu quero, na hora que eu quero...

    ResponderExcluir
  58. Casado há 33 anos. Ter filhos não faz ninguém vencedor (principalmente com a superpopulação de humanos, deveria ser crime ter mais de 1 filho). Vc agora está vivendo a vida que poderia ter começado há 33 anos atrás. Até parece que eu quero esperar ficar velha e caída para começar a viver a minha...

    ResponderExcluir
  59. Dizer que curte a vida com os filhos já crescidos w formados é muito fácil! Quero ver curtir a vida com um bebê precisando de atenção 24h por dia! Quero ver poder ter intimidade com a esposa quando se tem um bebê que pode abrir o berreiro a qualquer minuto, ou uma criança pequena batendo na porta do quarto querendo dormir com os pais porque tem medo de dormir sozinha!

    ResponderExcluir
  60. Se ter filhos fosse sinônimo de sucesso não haveriam casais com 10 filhos morando em favelas.

    ResponderExcluir
  61. Se não querer ser pai é egoísmo, então eu sou um monstro!!

    [risada de bruxo): HUHAHUAHUAHAUHAUAHUAHUAAHUAH

    VASECTOMIA: a melhor coisa que fiz na minha vida!!!!!!!!

    Vivo somente para mim e minha companheira. Nada de crianças!!

    ResponderExcluir
  62. É com essa mentalidade que os casais de 40 anos fazem filhos para virarem emo.
    Filho é consequencia da vida. Ao ter um vc não perde nada da sua vida e sim agrega mais valores e responsabilidades, as quais que com a idade são necessarias para valer a pena.
    Sou pai aos 25 anos, não trocaria uma balada pelo sorriso do meu filho.
    Tenho o mesmo tesão pela minha mulher, não sou viado, gosto de mulher
    To pouco me fudendo se preciso ir a casa de amigos ou coisas do tipo. tenho meu melhor amigo o Filho.
    na verdade querer não ter filho é tão egoista e irreal. é como querer viver e não deixar nada.
    triste é ver o mundo seguir para essa linha individualista onde ter e status são mais importante de compartilhar e retrebuir.
    A vida é feita de escolhas. ehe filho a gente não escolhe eles vem, pra abençoar uma vida inteira e pela vida dele correr a sua.
    triste e infeliz esse post.

    ResponderExcluir
  63. "querer não ter filho é tão egoista e irreal. é como querer viver e não deixar nada."
    .
    .
    Por que deixar alguma coisa? Basta eu viver ao lado da mulher que eu amo e pronto. Não preciso deixar descendentes no mundo. Quero continuar gozando muito a vida e me extinguir como um cigarro que se apaga. Não há vida após a morte, nem deuses imaginários.

    O ateísmo traz muita paz!

    ResponderExcluir
  64. "ehe filho a gente não escolhe eles vem, pra abençoar uma vida inteira e pela vida dele correr a sua."

    Claro, vamos todos deixar de usar métodos anticoncepcionais, já que não escolhemos quando vem os filhos!
    É cada criatura que aparece...
    Quanto a viver e não deixar nada, a não ser que o teu filho faça um grande feito para a humanidade, ele será apenas mais 1 num mundo já superpopuloso.

    ResponderExcluir
  65. "A vida é feita de escolhas. ehe filho a gente não escolhe eles vem, pra abençoar uma vida inteira e pela vida dele correr a sua."

    Filho é escolha tb. Ninguém é obrigada a parir.

    E para que nós precisamos deixar algo nesse mundo? Se quer deixar algo útil, escreva um livro, plante uma árvore, bata um recorde para entrar no guinness... nossa, existem tantas coisas. Até parece que colocar mais um humano nesse mundo é algo primordial e que se vc não fizer, os seres humanos serão extintos.

    ResponderExcluir
  66. "querer não ter filho é tão egoista e irreal. é como querer viver e não deixar nada."
    eu que falei isso, e sou ateu =D
    Meu filho aconteceu, não escolheria não ter ele.
    teria do mesmo jeito.
    Ele ouve Ac/DC pra dormir. Tomo cerveja e vejo o jogo de futebol e o educo.
    velho, ter filho não é limitar-se
    não ter tb.
    mas o fato de julgar como algo muito ruim: o filho
    é despreender-se da vida.
    cada um sabe oq é bom.
    porém o artigo que nem deveria ser chamado assim.
    é muito fraco e de questionamentos tolos e superficiais...
    a pessoa que o escreveu é um pseudo cronista
    não sabe fazer conexões e nem eleborar diferençãs.
    infelizmente..abençoar não é DEUS..mas a alegria da criança em si
    é so saber viver a vida independentemente de filho ou não
    mas o artigo foi superficial pra caralho

    ResponderExcluir
  67. "Sou pai aos 25 anos, não trocaria uma balada pelo sorriso do meu filho."
    Não trocaria porque não pode.
    É cada uma que aparece. Se esse povo se dispor a criar meus filhos, eu tenho logo 10 de uma vez, mas enquanto isso não acontecer, faço igual Alborghetti e mando ir a merda. PAREM DE VER NOVELA POVO E VÃO PENSAR UM POUCO!!!!

    ResponderExcluir
  68. cuidar do filhos dos outros nem fudendo..

    quem cresce como pia de prédio vai ser sempre pia de prédio, é até bom q não tenham filhos.

    ResponderExcluir
  69. Então por que raios ficam insistindo que "ter filhos é ótimo"? Ficam ofendendo e faláciando os childfree gratuitamente? Por que não são capazes de lidar com uma escolha que não vai afetar em NADA na vida de vocês? Respeitem nossas escolhas, ter filhos é uma escolha, não uma obrigação e essa escolha traz muitas coisas boas e quem a fez tem o direito de expressar toda parte boa de não ter filhos.

    ResponderExcluir
  70. "Ele ouve Ac/DC pra dormir. Tomo cerveja e vejo o jogo de futebol e o educo. velho, ter filho não é limitar-se não ter tb."

    É seu filho vai aprender que a vida de homem é assistir futebol e tomar cerveja. A sorte é que a criança nem sequer entende o que as letras do AC/DC significam, no meu caso, eu teria que me limitar a escutar músicas que eu gosto em português e inglês pq ele teria inglês como primeira língua. Além de claro, não poderia me expressar sem preocupações com o meu linguajar. Se é que vc ao menos se preocupa em dar bom exemplo pro seu filho.

    Há tantas limitações que eu teria que escrever um texto enorme...

    ResponderExcluir
  71. Ah, muito bom esse post!
    Antes só do que mal acompahado.
    Filhos só trazem dispesas, e na verdade o ser humano nasceu pro mal é por isso que a gente vive na merda que a gente vive hoje.
    É muito comum o filho crescer e virar um mané, como é no meu caso. Hoje eu sou um filho mané. E não terei filhos e muito menos uma parceira conjugal. Liberdade e solidão pra sempre. É a vida...

    ResponderExcluir
  72. "querer não ter filho é tão egoista e irreal. é como querer viver e não deixar nada."

    Deixar algo pro mundo? Pra quê? Você por acaso vai ver o que deixou pro mundo quando morrer? Você vai aproveitar o que deixou pro mundo quando morrer?

    ResponderExcluir
  73. Pérolas do egoísmo:

    "E saber, que aquele ser, que te ama é fruto seu, que tem o seu sangue correndo nas veias, não tem comparação..."

    "na verdade querer não ter filho é tão egoista e irreal. é como querer viver e não deixar nada."

    etc...

    etc...

    Fala sério... Filho por acaso só serve para satisfazer um desejo dos pais? Perpetuar o "sangue", a genética? Há algo mais egoísta do que isto? E as outras pessoas que já estão neste mundo? Vocês não pensam nelas? Cada pessoa a mais significa menos recursos, menos oportunidades, menos qualidade de vida, mais degradação do planeta... Sinceramente... É tanta burrice por aqui...

    Pessoas que não têm filhos querem que este mundo seja um lugar melhor para todos. Não queremos que nosso planeta fique ainda mais saturado de gente. Isto é egoísmo? Pense um pouco...

    ResponderExcluir
  74. Tenho 26 anos e ainda não me decidi se vou ter filhos ou não, adoro crianças, me divirto com meus sobrinhos, mas é uma responsabilidade pra vida inteira, não dá pra ter filhos assim sem pensar, tem que estar certa que muitas coisas vão mudar, pra educar uma criança tá muito mais difícil agora do que antigamente, com essas novas leis não pode isso não pode aquilo, ai temos que deixar a criança tomar conta? não dó né, eu fui criada respeitando meus pais, não precisava nem falar, a minha mãe me olhava torto e eu sabia que era pra eu ficar quieta, levei algumas palmadas e agradeço por elas, hj não pode falar e muito menos fazer alguma coisa pra educar as crianças pq é contra a lei, daki uns tempo não vamos poder dizer não pra uma criança pq vai ser agressão, e pior, as crianças sabem disso, então elas sabem que podem fazer as coisas erradas que não vai acontecer nada, a lei protege, isso é um absurdo total. Por isso tem que pensar muito em ter ou não um filho, eu não me decidi ainda, mas é bem complicado.

    ResponderExcluir
  75. mui perfeito!!
    tenho 33 anos e determinada e não passar o q os casair com filhos passam, definitivamente a maternidade não me agrada!

    ResponderExcluir
  76. Era favoravel a tudo isto que foi escrito até ter minha filha aos 31 anos, dá trabalho, toma seu tempo seu dinheiro mas não há nada mais compensador que chegar em casa depois de um dia de trabalho receber um sorriso de sua filha acompanhado de um "´papai, eu te amo". Não sei viver sem minha filha agora!

    ResponderExcluir
  77. Tenho 23 anos e sou pai de uma menina linda q agora te n2 aninhos(faça as contas, isso mesmo), e td isso é bobagem, rotinas, problemas, tudo isso é para os fracos desprovidos de cerebro. Poxa gente, será que é tão dificil de parar de reclamar da vida e tomar atitudes de pessoas racionais. Tipo engordou, academia... muitas contas para pagar... planejamento e atitude, é tudo muito simples, as pessoas de hj é q são fracas...

    ResponderExcluir
  78. Mas que post idiota cara,só ve um lado da coisa...tudo tem seu lado bom e seu lado ruim e quando vc vai falar sobre algo,vc tem que falar dizer sobre os dois lados,por mais que vc não aceite ou concorde com ele.

    e tipow só pq os filhos dão trabalho não quer dizer que é totalmente ruim,caraca o amor de um filho é muito diferente de um amor de namorado/marido...quem não quer ser amado por seu filho?,vc vai ficar velho sua mulher o homem vai morrer e vc vai apodrecer num asilo,e eu posso aceitar que muitas mulheres não querem ter filhos...mas realmente não entendo como o instinto materno não existe em algumas mulheres.

    ResponderExcluir
  79. "vc vai ficar velho sua mulher o homem vai morrer e vc vai apodrecer num asilo"

    Ter filhos como companhia pra velhice é o pior argumento que já li. Tem tanto filho que atira os pais no asilo... querer um filho pra servir de companhia é o mesmo que você querer o filho debaixo da tua asa sempre.

    ResponderExcluir
  80. pensando bem... acho que realmente os filhos de hoje não prestam... começando pelo autor desse post... Que provavelmente deve ter sofrido muito e acha que todos sofrem como ele...
    se teu pai tivesse a visão que vc tem teria evitado um grande erro: teu nascimento!!!!!!

    ResponderExcluir
  81. Esse assunto incomoda mais quem se identificou e muiiito com o tal "casal com filhos" pois é a mais pura verdade. Fora o desgaste geral, a mulher assume tripla jornada de trabalho e ainda tem a cara de pau (nem todas) de se orgulhar de ser escrava, achando que este é o verdadeiro papel da mulher.
    Eu não terei filhos e faço parte do exemplo do casal sem filhos. É bem isso. Me sobra tempo para estudar, ser feliz, trabalhar, amar e fazer o que quero, inclusive ajudar crianças e animais carentes. O que a grande maioria não faz ou por que não tem grana, ou por estar imersa em tantos problemas que não pode. De todas as mulheres que conheço, poucas são felizes sendo mãe, a maior parte já me confessou não ser lá grande coisa e uma me disse que se arrependeu. E coloco isso aqui somente para consolar os que pensam em ter filhos. (que seja com planejamento e não como costuma ser)

    ResponderExcluir
  82. Se eu pudesse voltar no tempo, eu mesmo dizia ao meu pai pra evitar meu nascimento. Não pedi pra vir ao mundo, assim como ninguém pediu. E acho mesmo que ter um filho pra não ficar sozinho na velhice é de fato o argumento mais egoísta já dito. Filhos tem vida própria, e quase sempre acabam por viver longe dos pais, então tal argumento cai por terra.

    P.S.: Eu sou um ótimo filho pros meus pais, antes que queira vir dando liçãozinha de falsa moral.

    ResponderExcluir
  83. Engraçado que eu não vejo nenhum childfree se posicionar contra acirradamente como fazem aqui, inclusive com insultos, em lugares onde há textos a favor de se ter filhos. Já o contrário... é só ler aqui.
    Aprendam a respeitar a opinião de quem pensa diferente de vcs. Filho nem sempre é BENSSA. Mulher nem sempre tem instinto materno. Ninguém precisa ter sofrido algum trauma pra não querer ter filhos, essa escolha é MADURA E INTELIGENTE.

    ResponderExcluir
  84. Concordo com tudo o que o autor falou....e eh q nem otra pessoa falou aqui, dou risada dessas pessoas que tem filhos e vem aqui criticar sabe pq? pq enquanto os otarios estão lá gastando rios de dinheiro pra educar um pirralho sem educação, e que no final vai ser mais um zé mané poluidor no mundo, eu vou estar é na minha casa so com a minha mulher e com o meu sossego

    ResponderExcluir
  85. Concordo com o que a Gisele falou e ainda digo mais, essas pessoas que vivem querendo ter filhos, pq n vão fazer algo que preste pro bem da humanidade? vão trabalhar, crescer na vida, se divertir,a judar alguma instituição....afff sinceramente criança é bicho CHATO HORRORES, além de chato, dá um gasto terrível com roupa, hospital e tudo mais...sem falar que no final a porcariazinha, humilha ols pais e ainda foge de casa!

    ResponderExcluir
  86. Realmente é lindo ser mãe!!! Será q é mesmo.
    Tenho uma amiga q tem dois filhos, e sabe o q ela me aconselhou essa semana. Não tenha filhos...se eu não tivesse minha vida seria diferente, a vida dela se tornou um inferno, e nada pode fazer por contas das duas "benção" dela.
    Cada um com a sua opção...Não terei filhos nunca pq: Quero fazer o q eu quero na hora q quero, gastar o meu dinheiro com as coisas q eu gosto, quero viver uma vida sem preocupação... e outra esse mundo já tá populoso demais para colocar mais um ser no mundo. E o mais importante de tudo eu amo tanto criança, principalmente meu filhos q nem deixarei que ele nasça nesse munda cada vez mais injusto.
    P.S: Não tenho medo de envelhecer sozinha e ficar em asilo, pois faço trabalhos voluntários em asilos e a maioria dos velhinhos q estão lá tem filhos, netos e até bisnetos, e foram abandonados...filhos não são sinônimos de companhia nunca.

    ResponderExcluir
  87. Se ser mãe/Pai fosse bom, eles não nos aconselhariam a NÃO ter filhos!

    ResponderExcluir
  88. Eu ainda não tenho filhos.
    Realmente,não há certeza de que eles vão te acompanhar a vida toda. Por mais que você o crie com dignidade e o eduque com afinco, nada pode garantir que ele se torne um ser humano adorável e admirável.
    Mas por mais estranho que isso possa parecer, casais que afirmam veementemente não quererem filhos, uma hora se separam e quando encontram uma outra pessoa, decidem tê-los. Então, por mais que afirmem não quererem, a única razão que os fazem afirmarem isso é o fato de não terem encontrado o par certo para terem esse "não desejado" filho. Confuso não? Quase com todos os casais é assim. Decisões egoístas permeiam a humanidade há tempos, não seria diferente agora.
    Uma coisa tenho certeza, existem pessoas perfeitas para a condição de pai e mãe, pois são pessoas que queriam isso e saberão dar amor. E uma parcela da população jamais deve tê-los(caso dos que concordam com o post), pois afirmando que crianças SÓ dão despesas, está na cara que não devem mesmo, pois seriam péssimos pais de qualquer forma. Estão certíssimos, não os tenham mesmo.

    ResponderExcluir
  89. "Então, por mais que afirmem não quererem, a única razão que os fazem afirmarem isso é o fato de não terem encontrado o par certo para terem esse "não desejado" filho."

    Tenho que rir... pessoas muito bem casadas e felizes desejam não ter filhos e vc vem com esse papinho?
    Aceite: HÁ PESSOAS QUE NÃO DESEJAM TER FILHOS, SEJA COM QUEM FOR.
    Qual a dificuldade de se entender isso????

    ResponderExcluir
  90. Nem as cobranças do casamento aguento mais, olhe lá filho, to fora....

    ResponderExcluir
  91. "Então, por mais que afirmem não quererem, a única razão que os fazem afirmarem isso é o fato de não terem encontrado o par certo para terem esse "não desejado" filho."

    Tenho que rir... pessoas muito bem casadas e felizes desejam não ter filhos e vc vem com esse papinho?
    Aceite: HÁ PESSOAS QUE NÃO DESEJAM TER FILHOS, SEJA COM QUEM FOR.
    Qual a dificuldade de se entender isso???? [2]

    Eu tenho certeza que seria uma ótima mãe de humanos, pq sou uma ótima mãe de gatos e as crianças me amam.

    Se algum diz me separar, aí é que não vou querer ter filhos mesmo (estarei velha e sem paciência). Acho que nem caso de novo, pois jamais vou achar um outro marido como o meu.

    ResponderExcluir
  92. Acho que quem tem filhos morre de inveja de quem não tem. Sério, vejo pessoas com filhos quase batendo nos que querem, obrigando todos a pensarem que filhos é 'bença'. Concordo com o autor do post e tb sou childfree e com orgulho. E quanto a uns que disseram que é preciso ter filhos para ter que cuide deles na velhice: filho agora tem que ser infermeiro dos pais? Vc coloca uma pessoa no mundo e depois acha que ela tem a obrigação de ficar cuidando de ti na velhice? E desde quando filho é garantia de aposentadoria tranquila? Vão dar uma voltinhas nos asilos da vida e ver quantos tem filhos, mesmo assim foram deixados lá. Abram essas suas cabecinhas: NEM TODO MUNDO QUER CRIANÇAS!
    E falando a verdade, boa parte dos casamentos afundam mesmo quando uma criança nasce. Podem chorar, gritar mas é a realidade.

    ResponderExcluir
  93. Dizer que curte a vida com os filhos já crescidos w formados é muito fácil![2]
    Curtir a vida com 60 anos? Nada contra mas quero curtir agora com meus 20 poucos anos, 30,40,50 e sem filhos. Respeito de coração, quem ama crianças e quer tÊ-las mas eu estou fora. NA MINHA OPINIÃO, criança só presta para detonar um casamento, não para unir o casal. Sou childfree e com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  94. M.P./NQTF - Parte I

    Já fomos crianças um dia. Já demos mto trabalho a nossos pais. Bebês fazem isso. Crianças fazem isso.

    Alguns pais, se pudessem voltar no tempo, jamais teriam nos tido. E outros, apesar do imenso trabalho, nos teriam novamente sem pensar 2x. E em nenhum dos 2 casos os pais podem ser julgados. Cada um faria o que o coração manda. E nosso coração a gente ñ engana: ele é sempre sincero conosco.

    Existem mães que amam seus filhos. Elas descobrem k nunca foram felizes até serem mães. Elas amam a experiência. E agradecem a Deus todos os dias por isso. Sobre essas mães, não tenho nda + a dizer, a não ser: continuem sendo felizes, sempre!

    Porém, existe um outro grupo de mães: mães k arrependem amargamente em ter tido seus filhos.
    Elas descobrem que só foram felizes até enquanto ñ tinham filhos. Algumas, num ato de desespero e desorientação, acabam por matar seus próprios filhos ainda bebês, para se livrarem daquele pequeno ser que, inocentemente, acabou se tornando um fardo aos olhos delas.

    Outras mães, igualmente arrependidas mas dispostas a pagar o preço de suas escolhas, optam em criar seus filhos. E muitas vezes, elas se escondem por detrás de uma falsa-felicidade. Mtas vzs é a única válvula de escape que elas têm.

    Em todos estes casos, estamos presenciando mulheres que tentam sobreviver a algo que elas ñ desejavam p/vida delas. Algumas se preveniram, outras não, mas independente disso, uma coisa é fato: nenhuma delas desejou que aquilo acontecesse! O filho não foi planejado!

    Quando uma mãe dessas mente pra ela mesma, dizendo “...eu sou feliz... eu estou realizada... eu amo meu filho...”, alguém tem direito de julgá-la?
    Na minha opinião, não! E não só acho que ñ devemos julgá-la, como acho que devemos respeito a ela. Pois estamos falando de um ser que está lutando pela sua sobrevivência, e muitas vezes a única válvula de escape que essa mulher encontra para ser menos infeliz é inventar mentiras pra ela mesma que ajudem-na a construir um castelo no lugar da prisão onde ela vive atualmente. Isso é errado? Não! Isso é sobrevivência!

    ResponderExcluir
  95. M.P/NQTF - Parte II

    Porém, qdo uma mãe dessas diz “...eu sou feliz, junte-se a mim p/você ser feliz como eu sou... amo meu filho, tenha um vc tb, p/vc ver como é bom...”, uma pessoa dessas merece respeito?
    Na minha opinião, não! Pois ñ estamos falando + de sobrevivência, nem de aceitação: estamos falando de falsidade! Estamos falando de alguém que tenta convencer outras pessoas a compartilharem da mesma infelicidade que elas. Não estamos falando mais de sobrevivência: estamos falando de inveja, falsidade, cinismo e hipocrisia.

    Sobre as mães sinceras, k se arrependeram mas arcaram c/as conseqüências sem culpar ngm e s/influenciar ninguém a fzr o msm k elas: eu as admiro.
    Aquelas então que admitem seu arrependimento e aconselham outras a ñ terem filhos (aconselham isso baseado em seus próprios traumas e suas próprias experiências), essas eu praticamente as endeuso. Caráter, sinceridade e peito aberto pra enfrentar uma sociedade moralista são qualidades dignas de endeusamento!

    Não vejo diferença alguma entre uma mulher dessas e um soldado que vai p/guerra: ambos estão defendendo aquilo que consideram certo, aquilo que acham k vai ser o melhor p/aqueles k deles dependem (filhos/nação).
    Ambos vão lá cumprir o seu papel! Se no final eles vão vencer ou perder a batalha? Pouco importa! Eles vão dar tudo de si, até o fim! A parte deles, eles irão fazer!
    Ambos são heróis! Merecem ser ovacionados!

    Eu jamais seria mãe. Não teria coragem. Mas ovaciono quem se dispõe a ser.
    Eu jamais iria pra guerra. Não teria coragem. Mas ovaciono quem se dispõe a ir.

    P/ambos é necessário uma coragem sobre-humana. E poucos são providos de tamanha grandiosidade.

    Essas mulheres se dispuseram a enfrentar uma situação eterna, algo k eu jamais enfrentaria. Se dispuseram a encarar uma responsabilidade infinita, algo k eu jamais encararia.
    Impossível não admirá-las!

    P/as mães que são felizes na maternidade = eu desejo que sejam cada dia + felizes.
    Para as mães que não são felizes (arrependidas porém responsáveis, infelizes porém sinceras) eu as parabenizo! Parabenizo pela sua coragem e determinação. E desejo que vcs sejam felizes um dia! Vocês merecem ser felizes, muito mais do que vocês mesmas possam imaginar!

    E sobre as mães/pais infelizes, que não só vivem num mundo de arrependimentos e lágrimas como também tentam convencer pessoas felizes e inocentes a fazerem parte deste mesmo mundo: vcs são patéticos e dignos de pena. Nda + do k isso!

    ResponderExcluir
  96. Sinceramente, é muito engraçado o povo se revoltando porque alguns não querem ter filhos. Sério, vocês realmente se importam? Parece inveja do que os childfree tem, e vocês não.
    Pode ser diferente do que escrito no blog? Claro, muitas famílias vão ser felizes com filhos e outros sem filhos vão ser infelizes. É muita infantilidade entrar nesse tipo de discussão só pra se convencer que seu estilo de vida é o melhor do mundo.
    Agora, a melhor frase disso tudo é de um "gênio" que não tem coragem de colocar o nome, óbvio, que fala "Experimentem ter filhos...", eu te pergunto anônimo, e se eu não gostar, eu faço o que com o pimpolho? Jogo pela janela?
    filho é uma coisa séria, não um brinquedo.
    Respeito muito quem decide ter, que planeja e que quer realmente criar uma criança, mas que acima de tudo respeita quem não quer ter filhos.
    Por fim, sobre ser egoísta não ter filhos, qual o motivo para ter filhos que não é egoísta? E qual motivo para não ter que não é egoísta? Toda ação é egoísta em alguma escala, até os serviços voluntários, uma vez que satisfaz sua necessidade de se sentir útil. Não acho que o egoísmo seja o problema, e sim, o mal que a ação egoísta causa, e não ter filhos não causa mal a ninguém, muito menos a uma criança indefesa.

    ResponderExcluir
  97. Bom se todo casal q tivesse filhos fossem infelizes do jeito q o post fala...então realmente vivemos em um mundo muito ruim..Pq todos os pais do mundo seriam infelizes..e todos nós filhos seriamos drogados...
    e francamente todo mundo sabe q isso naum é verdade...

    ResponderExcluir
  98. Filhos: ter ou não ter?

    Pois é...uma questão complicada ainda hoje. Se você não quer ter, tem que explicar pra Deus e o mundo; porque nossa sociedade ainda é assim: Você tem que procriar e ponto! São as velhas bobagens de sempre: "Filho completa a mulher", "Uma mulher só é plena se tiver filhos", "Filhos são a continuação de nós mesmos" e mais um monte de asneiras românticas fazendo da mulher que não quer ter uma estranha perante a sociedade. Mulheres que não querem ter filhos, ou mesmo os casais, são considerados egoístas ou são acusados de não gostarem de crianças. Quando se passa dos trinta a situação é pior: "Ela (ou ele) deve ser estéril", "Que mulher estranha" e outros absurdos da nossa sociedade hipócrita que acha que ter filhos é a chave para felicidade.

    ResponderExcluir
  99. Não quero ser radical, até porque eu quero ter filhos, ou melhor, apenas um filho. Mas acho um absurdo hoje em dia essa cobrança idiota para com os casais que querem apenas curtir sua juventude e liberdade. E é até provado que casais que decidem não ter filhos são mais felizes e realizados que os que tem. Não quero generalizar claro. A questão é: Você quer ter um filho consumista e vazio nesse planeta? Você quer ter um filho pra ter companhia na velhice? Você quer ter um filho pra agradar sua família?Você quer ter filho porque???? Isso não é uma cobrança, nem poderia ser, depois de tudo que eu defendi em relação aos que não querem ter. É só uma questão de consciência.

    ResponderExcluir
  100. E aos que pensam que não querer ter filhos é uma decisão egoísta, aí vai outra pergunta: Também não é egoísta querer ter filhos? Você quer alguém que te ame reciprocamente, você quer ter alguém parecido com você fisicamente (vaidade, não?), você quer educar e se sentir orgulhoso pelas conquistas deles, você quer chegar em casa e ter um sorriso sincero, porque amor de criança é puro. Isso tudo é muito gostoso, é verdade, e eu quero ter isso pra mim também um dia, mas tem que ser uma opção e não uma obrigação com base em valores obsoletos. Filho exige responsabilidade, dedicação e pra tudo existe prós e contras. Essa coisa de que uma mulher ou casal só encontram a plenitude quando tem filhos é mentira. Quantas vezes filhos não são motivos de discussão e até separação? Assim como existem muitas pessoas frustradas por não terem filhos, existem outros que tem filhos e também são. Pra ter um filho se exige muito mais do que razão e motivos ultrapassados, pra ter filhos tem que ter acima de tudo condição financeira e preparação psicológica.

    ResponderExcluir
  101. Bem, é só minha opinião sobre o assunto. Acho que podemos coexistir. Existem pessoas que querem ter filhos apenas por obrigação, só pra cumprir um papel e outras pessoas querem ter por opção. E há outras que NÃO querem ter, e daí? O que vcs tem haver com isso? Esse post só serviu pra provar uma coisa: Que a maioria dessas pessoas que tem filhos se incomodam com a liberdade alheia por isso estão se remoendo na frente do PC se identificando com cada etapa citada no post.

    SÓ DIGO UMA COISA PRA VCS: EU TENHO PENA!!!!

    ResponderExcluir
  102. (((Anônimo disse... → Bom se todo casal q tivesse filhos fossem infelizes do jeito q o post fala...então realmente vivemos em um mundo muito ruim..Pq todos os pais do mundo seriam infelizes..e todos nós filhos seriamos drogados...e francamente todo mundo sabe q isso naum é verdade...)))


    Anônimo, em algum momento o autor do tópico disse que TODOS OS PAIS DO PLANETA TERRA passam por isso? Em algum momento ele disse que TODOS OS PAIS DO PLANETA TERRA são infelizes? Em algum momento ele disse que TODOS OS PAIS DO PLANETA TERRA cometeram um erro ao ter filhos? Não! Ele não disse isso! Ele apenas mostrou uma diferença de realidade que ocorre entre Casais com filhos e casai sem filhos, não uma generalização a nivel mundial, mas sim uma opinão pessoal de generalização limitada!

    Se vc não tem uma argumentação plausível pra defender seu ponto de vista de uma forma decente, então fica calado! Melhor se calar e passar por idiota do que falar como um idiota!

    ResponderExcluir
  103. ótimo coment acima. Mas realmente se fossemos analisar a quantidade de famílias que precisam de Super Nani, drogados, mau caráter (basta analisarmos quem o país elege como governantes), e todo tipo de doenças sociais e mentais, chegaríamos a conclusão de que mesmo com toda a ânsia de paternidade/maternidade, ainda há muita gente infeliz.
    Nada tem a ver com o texto acima que é apenas uma piada. Mas o Brasil ainda não acordou como países de primeiro mundo onde esse assunto já nem é mais discutido, pois faz parte da inteligência coletiva. Aqui no Brasil, se falarmos em controle de natalidade as pessoas se ofendem mortalmente, nos chamam de nazistas para baixo. E não percebem que em países desenvolvidos mil vezes melhores do que o nosso esse assunto já foi discutido e as pessoas planejam(!) ter ou não filhos, sem essas contorções que aqui um texto apenas já provoca...(Todas as meninas e meninos que estudaram comigo tiveram filhos sendo jovens e a maioria sem mínimo planejamento)Para ter filhos é preciso ter estrutura mental (fala sério, conheço pouquíssimas pessoas com estrutura mental boa e destas, apenas uma tem filho) e é preciso ter estrutura finaceira, o que aqui no Brasil é complicado. Com todo crescimento econômico, o país só não é primeiro mundo por causa da corrupção, daí mostras de que aqui é preciso muito mais do que "fazer filhos". Não basta pensar só no "egoísmo familiar" de ter um monte de filhos e não perceber que o país está cheio de gente desempregada, não tem estrutura previdenciária que funcione e ainda tem um povo corrupto por natureza que elege os piores e ainda se orgulha disso.

    ResponderExcluir
  104. Li praticamente tds os comentários aqui, e percebi que tudo gira em torno da generalização. Gente, tem coisa que é tão óbvia que dispensa explicações.

    Existem pais felicíssimos e realizados.
    Existem pais infelizes, arrependidos e frustrados.
    Alguns se pudessem voltar no tempo, evitariam.
    Outros jamais teriam evitado.

    Não tem ngm aqui dizendo que toda pessoa que quiser ter filhos vai se f*der na vida. Nem que toda pessoa que tiver filhos vai ser feliz pra sempre. O que estão dizendo é que filhos são sempre um risco = existe a possibilidade de vc ser feliz (igual vemos por aí todos os dias) e existe a possibilidade de vc ser profundamente infeliz (igual vemos por aí todos os dias).

    Existem pais felizes, e existem pais infelizes!
    Se vc vai ser feliz ou não, só existem 1 forma de saber: tendo um filho!
    Tem gente que paga p/ver, e arrisca ter!
    E tem gente k ñ paga p/ver de jeito nenhum!

    E os que não pagam pra ver, não o fazem por um simples motivo: se vc se arrepender, não há nda a ser feito = filho é um caminho sem volta! Se vc se "der mal", vc não poderá fzr nda. Não dá pra voltar atrás! Vc vai se f*der pro resto da vida!

    Quem é Childfree não arrisca!
    Eu não arrisco! Ñ “pago pra ver” pq mta amiga minha fez isso e se arrependeu.
    Eu não arrisco de jeito nenhum!

    E não sou frustrada, nem infeliz, nem traumatizada.
    Minha vida foi perfeita. É até hoje. Por isso mesmo que eu não arrisco trocar o certo (minha atual vida, feliz e em paz) pelo duvidoso ("pagar pra ver" algo que pode não valer a pena, e que eu vou ter que carregar nas costas pro resto da vida).

    ResponderExcluir
  105. É FACIL.
    ANTES DE TER FILHOS:
    - Ñ SEJA EMPREGADO, SEJA PATRÃO.
    - Ñ SEJA "AUTO SUFICIENTE" SEJA "SUPER AUTO TRI SUFICIENTE".
    - PROCURE A PESSOA CERTA PARA TER UM FILHO.

    Ter um filho não é um erro, é uma felicidade! Basta apenas antes de ter a tão desejada criança, Saber que pode dar para ela a melhor educação, e ao mesmo tempo continuar com o mesmo nivil de vida de quando se era solteiro.

    - POR ISSO SEJA RICO!

    ResponderExcluir
  106. "(((Anônimo disse...

    É FACIL.
    ANTES DE TER FILHOS:
    - Ñ SEJA EMPREGADO, SEJA PATRÃO.
    - Ñ SEJA "AUTO SUFICIENTE" SEJA "SUPER AUTO TRI SUFICIENTE".
    - PROCURE A PESSOA CERTA PARA TER UM FILHO.

    Ter um filho não é um erro, é uma felicidade! Basta apenas antes de ter a tão desejada criança, Saber que pode dar para ela a melhor educação, e ao mesmo tempo continuar com o mesmo nivil de vida de quando se era solteiro.

    - POR ISSO SEJA RICO!)))"



    Me corrija se eu estiver errada: a família da Suzane Von Richtofen era pobre?

    Então te pergunto: fatores econômico-financeiros são garantia de uma maternidade/paternidade felizes?

    Vou falar pra vc igual eu falei pro outro lá em cima: Se vc não tem uma argumentação plausível pra defender seu ponto de vista de uma forma decente, então fica calado! Melhor se calar e passar por idiota do que falar como um idiota!

    ResponderExcluir
  107. Macaca Prega eu adoro você! *-* Não participo da comunidade mas cresco um pouquinho cada vez que te leio. Vai ser uma pena se fecharem, o fórum... :(

    Beijão!

    ResponderExcluir
  108. O texto é interessante e engraçado.

    As pessoas tem entender não ter filhos é uma opção muito intima.

    O que não consegui entender é que esse texto quer mostrar que ou vc não tem filhos ou vai faltar grana para isso ou aquilo. Se vc acha que não tem competência para ter seus filhos educa-los da melhor forma possível e continuar a manter uma vida confortável para vc e sua companheira é melhor mesmo não ter filhos.

    Faça dessa uma decisão do coração, mas nunca por não se achar competente o suficiente para conseguir prover qualquer caminho que decidir seguir.

    É possível ter dois filhos, manter pelo menos uma saída só de casal por semana, ter dois carros com menos de 3 anos de uso, uma casa confortável e pelo menos 02 viagens ao exterior por ano. Tudo antes dos 40 anos.

    Abraço a todos e que determinem os seus caminhos guiados pelo coração.

    ResponderExcluir
  109. Toda essa discussão é um eterno impasse.
    Não há uma regra que garanta felicidade, sucesso finançeiro e outros aspectos, com ou sem filhos.
    Estou com mais de 40 anos e ainda não tenho filhos, mas é uma opção particular minha e de minha esposa. Talvez pelo "medo" de todos os imprevistos da paternidade : vai nascer com saúde ? vai viver em um mundo com segurança e oportunidades ? vai ter boas companhias ? como vou reagir às inconsequências da adolescência ( todos nós aprontamos as nossas !!! )? E outros tantos questionamentos.
    Covardia ? Talvez. Egoísmo? Em absoluto !
    Tive contato com experiências diversas.
    Tenho amigos que se arrependeram. Sempre às voltas com filhos problemáticos, mesmo tendo dado uma educação exemplar.
    Perdi um primo com 18 anos tragicamente em um acidente e meu tio até hoje sofre com o vazio da perda.
    Por outro lado, meu falecido pai sempre me relatava a felicidade de ter tido filhos, o amor incondicional, o orgulho pelas nossas conquistas.
    Tenho colegas que trabalham o dia inteiro, chegam exaustos em casa, mas recarregam as baterias com o carinho dos filhos.
    Não sou pai, provavelmente nunca venha a ser. Gosto do meu estilo de vida e minha liberdade. Entretanto, respeito e admiro a bravura dos que decidiram pela vida com filhos.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  110. Léa... Você não pode saber quem eu sou porque sou uma 'Gasparzinha' na comunidade. =D não faço parte dela e nunca escrevi ou respondi um tópico. ;)
    Bjos.

    ResponderExcluir
  111. Eu sou sem-filhos convicto e desde criança tenho horror a possibilidade de ser pai, sou considerado bom filho apesar de altos e baixos, quero e vou morar só assim que estiver com estrutura material para isso. Tenho 26 anos e desde os 16 anos estou decidido a fazer minha vasectomia e vou investir um bom dinheiro nisso, não vou gastar e sim investir pois pelos meus cálculos a quantia de R$ 2.500,00 que gasto nesse ano de 2010 me pouparão mais de R$ 200.000,00 ao longo de 22 anos por filho (a outra parte equivalente seria paga pela minha possível companheira, isso sem contar correção monetária, inflação etc.), assim poderei investir em minhas carreiras de enfermeiro e escritor performático, assim como poderei ter um patrimônio maior, mais viagens e passeios, compras e tantas possibilidades. Eu passei anos pensando muito sobre isso e notei que tenho diversos motivos para não ser pai, tenho até textos sobre isso em vários locais da internet. Decidi que namorarei somente mulheres que não querem ter filhos, sendo que elas podem até ter seus filhos de relacionamentos anteriores, isso não atrapalharia nossa relação desde que eu não fosse ser pai por tabela, então seria legal morarmos em casas diferentes, assim um não atrapalha a vida do outro. Eu nunca topei sexo sem preservativos por medo de DSTs e gravidez completamente indesejável.

    Fiquei impressionado em como certos casais com filhos não sabem levar piadas com naturalidade, talvez tenham uma vida pesada demais que tenha destruído a capacidade do riso, pode ser isso ou mau humor e incompreensão mesmo, talvez tudo isso misturado com outras coisas negativas. Na vida devemos encontrar nossa plenitude, uns a encontrarão em estilos de vida tradicionais (casar e ter filhos) e outros serão plenos em moldes alternativos (namoro contínuo ou casamento alternativo sem filhos; namoro contínuo ou casamento alternativo com filhos; solidão constante com vida social agitada; não se casar e morar com os pais; morar com outros amigos solitários convictos etc.).
    Fico assustado como tem gente que se incomoda e fere demais quando nota outras pessoas sendo plenas em um estilo de vida diferente do seu. Existem solteiros, casais sem-filhos, casais com filhos, casais homossexuais e tantas outras variantes de possibilidades, todas essas pessoas podem ser ou não felizes, isso depende da mente de cada um e do casal.

    ResponderExcluir
  112. Não entendo pq quemt em filhos ( a maioria) se doi tanto qd falamos que não queremos filhos, por isso muitos dizem que é inveja da liberdade que temos,bem,tirando tudo isso, estou beirando os 30, casada há 5 anos e sem a mínima vontade, intenção ou seja lá o que for de ter filhos por mil motivos, mas o mai forte e impotante, eu nunca tive vontade de ser mãe, simples assim, será que é difícil entender algo tão simples?
    Sou muito feliz com meu marido desse jeito, sem nos metermos na vida de quem quer engravidar, mas exigimos ser respeitados por nossa opinião.

    ResponderExcluir
  113. prefiro criar um cachorro.

    ResponderExcluir
  114. Prefiro ter minha sala de acervo, tempo para ler e escrever, estudar e pesquisar, cuidar do corpo e da mente, aventurar-me em passeios e viagens e assim por diante. Tenho muitas coisas maravilhosas para fazer sem filhos, mas seria legal ter uma companheira sem-filhos convicta também, mas isso é raro então vou me divertir sozinho mesmo que é bom demais.

    Projetei um estilo de vida no qual casamento e filhos não entram, esse é o meu meio pessoal para ser pleno tendo acesso a muitos momentos felizes e farei vasectomia nesse ano como um presente para mim. Fico pensativo em como tem gente que se incomoda com a minha escolha em ser sem-filhos, encaram-me como se isso fosse pior do que cometer crimes, é impressionante como mentes pequenas se importam tanto com o estilo de vida alheio.

    ResponderExcluir
  115. Tb não quero filhos, respeito demais quem os quer e os cria com amor e respeito, só não quero isso para mim por não ter vocação nenhuma para ser mãe. assim como não tenho vocação para ser médica, escolhi ser arquiteta e amo o meu trabalho. É tão difícil para os que tem filhos rspeitarem quem não quer? É apenas uma opção de vida, só isso.

    ResponderExcluir
  116. Pena que os pais de quem escreveu esse texto não pensou da mesma maneira...
    Ser pai não é para qualquer um mesmo.

    ResponderExcluir
  117. "Pena que os pais de quem escreveu esse texto não pensou da mesma maneira...
    Ser pai não é para qualquer um mesmo. "

    Velho clichê pró-vida... vai parir, querida, e deixa nós sermos felizes, ok?

    ResponderExcluir
  118. GENERALIZAÇÕES ...
    AFFE
    SEMPRE EXISTEEM EXCEÇÕES, O AUTOOR DESSE TEXTO, É ALGUÉM DE MENTE TOTALMENTE LIMITADA.
    NÃO DEVEMOS USAR NOSSA VIDA, COMO MOLDE PARA DESCREVER VIDAS, PESSOAS E SITUAÇÕES QUE NEM CONHECEMOS
    A VIDA DAS PESSOAS NÃO SÃO IGUAIS
    POR AS PESSOAS PENSAM DIFERENTE, AS QUE PENSAM ...

    CADA UM COM A PROPRIA OPINIÃO (:

    ResponderExcluir
  119. Gente, já falei isso uma vez e vou falar de novo: em algum momento o autor do tópico disse que isso se aplica a absolutamente todos os pais e mães do planeta terra?

    Se fazer passar por burro pra ter argumentações plausíveis pra discutir algo que sequer foi colocado no texto é a tática mais velha, idiota e patética que existe nesse mundo!

    O site faz jus ao nome: isso daqui é um pesadelo mesmo! Deus me livre pra caber tanta burrice e hipocrisia dentro de um único ser humano!

    Exorcismo neles!
    Eu, héin! Pra cima de mim... então tá!

    M.P./NQTF

    ResponderExcluir
  120. Filhos são uns verdadeiros presentes de Deus para pessoas que estão preparadas. Já para outros sem preparo algum e que não têm intenções de ter filhos eles são uns pesadelos.
    Acho que a pessoa tem que se realizar de todas as formas possíveis e para isso precisam ter filhos.

    ResponderExcluir
  121. Pior sao os pais projetarem nos filhos o q eles nao conseguiram ser...
    Filhos como a esperança de vingar suas frustraçoes... Isso é muito triste...

    Mas se o casal está realmente maduro, e nao apenas duas crianças grandes, tem um filho é um grande aprendizado na vida q certamente os livrará da depressão q aliás como epidemia na medida q cai a natalidade.

    ResponderExcluir
  122. Caraca, nunca li tanta m... num só lugar, legal neh, vc ai curtindo sua vida a toda com sua esposa, p/ lá e p/ cá, q lindo neh, dai vcs estao vindo de uma maravilhosa viagem, ou noite dançante, ou festa, ou sei lá o q ..., e algo interrompe seu caminho e ja era ela ou ele, e ai o/a idiota fica sozinha s/ ngm p/ consolar, legal neh, ou entao ja estao c/ mais de 45 anos, e os dois ridiculos numa festinha dançando igual aos adolescentes, legal neh, ou entao num encontro de amigos e familiares, chega os dois sozinhos se achando os tais, enquanto os familiares recebem carinhos de seus filhos ou parente, legal neh, curtir enquanto ser jovem é bom demais, mas como td na vida tem o seu tempo, chega a hora de formar uma familia ou vc nunca teria existido, é muita ignorancia mesmo achar q ficar na velhice sozinho será bom , isto pq não experimentou a solidão ao levantar, ao deitar, e sem esse papo de asilo, é o assunto mais absoleto, arcaico q ja li..... invejem, nao moro c/ meus filhos, mas só de saber q existem e me amam me traz a maior felicidade do mundo, tenho filhos do primeiro casamento, do atual ainda nao, sao dez anos de curtição, mas chegou a hora de termos o nosso....abraços a tds s/ filhos por opção e c/ filhos p/ opção......eduquem seus futuros filhos p/ q nao escrevam tanta m... como no assunto.

    ResponderExcluir
  123. e os casais sem filhos terminam sabe onde?
    no AZILOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

    ResponderExcluir
  124. Bando de gente recalcada, colocou menino no mundo e acha q todo mundo tem obrigacao de fazer a mesma coisa. Respeitem a opiniao dos outros. Vc teve filho e todo mundo respeitou, entao respeite a opiniao de quem n quer ter. Egoista sao vcs que nao respeitam a opiniao dos outros.

    ResponderExcluir
  125. gente sou casado a 4 anos e estou em um dilema de ter ou nao ...sou bissexual e tenho um namorado a 6 anos e vivo uma vida dupla apesar de gostar das duas pessoas mas claro mais de homem e estou em uma cobranca de minha mulher em ter ..nao sei o que faco da vida ..ter ou nao ter? PS: tenho medo de me arrepender de nao ter filhos com essa mulher atual pois acredito que se nao for com essa nao sera com mais nenhuma ...e tb de ser largado pelo meu atual namorado ...apesar de ser um cara bonitao ..bem rico...e legal..o que fazer..? sera que sozinho ninguem fica ?

    ResponderExcluir
  126. Caro Anônimo pro seu caso indico a leitura do www.umombroamigo.com

    ResponderExcluir
  127. Caroline Rötter S.11 de novembro de 2010 08:10

    "Anônimo", vai num asilo qualquer e tenta encontrar 1 velhinho que não tenha filhos nenhum. Te faço essa proposta: vai num asilo e vê se você encontra isso! Pq em todo asilo que eu fui até hoje eu só vi velhinhos com filhos, netos e bisnetos, todos lá abandonados do mesmo jeito. Pessoas que dedicaram suas vidas, suas noites de sono, seu dinheiro, tudo em prol dos filhos, pra no final terminarem no asilo do mesmíssimo jeito!
    Contra fatos não existem argumentos. Se sua argumentação é essa, então te digo que vc é tão alienado(a) quanto aqueles velhinhos que estão hoje num asilo e que com certeza, um dia, pensaram assim igualzinho a você.
    Acho engraçado você mencionar um asilo como destino final para aqueles que não tem filhos, sendo que 99% dos velhinhos de asilo tem familia, e praticamente sempre é a própria familia quem os põem lá dentro.
    E acho engraçado o tanto que vcs se incomodam com as pessoas que não querem ter filhos. Como se isso fosse mudar algo na vida de vocês. Se vc vai ter dez filhos, se vai ser abandonada num asilo (como muitos o são) ou se vai ter seus filhos junto de vc pro resto da vida, eu não tô NEM AÍ pra isso, pq minha vida em nada vai mudar. Tudo que sei é que enquanto eu conseguir me erguer sob minhas pernas, eu vou estar vivendo, curtindo a vida, viajando, passeando, tendo paz, tendo sossego, levantando a hora que eu quiser, indo dormir a hora que eu quiser, morando no país que eu quiser (como já morei em vários) sem me preocupar com coisas do tipo "...esse ano não vou poder sair do Brasil porque não posso atrapalhar os estudos do meu filho...", e solidão não me assusta nada nadinha pois tem várias mulheres da minha familia que optaram em não serem mães, e algumas estão com 60/70 anos e NENHUMA DELAS nem de longe sabe o que é solidão, elas vivem com pessoas dentro da casa delas 24 hs/dia, vivem viajando pra tudo quanto é país, e sabe o porque disso? Porque quando você não tem filhos, você TEM DINHEIRO pois sua renda sobra toda pra você, e as pessoas naturalmente se aproximam de quem tem uma situação financeira estável. Se eles aproximam por falsidade, se é por interesse, isso não importa. A questão é: sua teoria sobre velhice+solidão está ERRADÍSSIMA!!! Solidão é coisa de gente pobre e frustrada, quando a mulher chega numa idade bem-resolvida da vida e financeiramente estabilizada, ela tem companheiros à volta dela de sobra, e eu sei disso porque uma das mulheres que eu mais "invejava" na minha vida era uma mulher de 60 anos de idade que optou em não ter filhos e levava uma vida regada a paz, sossego, viagens e ela vivia de bem com a vida, e eu com apenas 27 anos de idade olhava pra ela e pensava: "Pô, eu quero ser assim um dia!!" - e essa mulher de 60 anos não aparentava ter mais de 45, pois ela nunca soube o que é ter preocupação na vida, ela nunca teve filhos e ela optou por não querer ter, e ela leva uma vida simplesmente invejável, e eu sei disso pq meu sonho é chegar aos 60 anos igual ela chegou!

    ResponderExcluir
  128. Caroline Rötter S.11 de novembro de 2010 08:11

    Não me importo em chegar aos oitenta e tantos anos e ser "abandonada" num asilo... se eu curtir 80 anos da minha vida igual essas mulheres curtem a vida delas, eu vou chegar na velhice feliz da vida, e nenhuma 'suposta solidão pós-velhice' vai tirar do meu coração a alegria de ter vivido uma vida à qual eu não vou ter arrependido 1 segundo sequer da decisão que eu tomei, e a tal solidão que todos mencionam é um fantasma que assombra somente quem se permite tal assombro, e tenho certeza que não será meu caso pois eu já sei exatamente o que vou fazer da minha vida (mesmo na velhice), já que minha felicidade não vai estar condicionada a filhos nem coisas do tipo.
    Quero ser igual a essas mulheres que conheci! E eu vou ser igual a elas, pois decidi que é isso que eu quero pra minha vida! Optei por isso, e tenho certeza que não vou arrepender, assim como essas lindas e realizadas mulheres que conheci em minha vida jamais arrependeram, e são tão felizes e tão realizadas que EU, com menos de 30 anos de idade, decidi que quero ser igual a elas!!
    Sendo assim, deixo aqui meu relato.
    E esse papo de "chegar na velhice abandonada", isso é tão ridiculo quanto achar que filhos são garantia de companhia pro resto da vida!!
    Minha decisão já tá tomada!
    E estou muito feliz em tê-la tomado.
    Filhos? Jamais! Sinto muito. Jamais mesmo!!!

    Ass: Carol R.S.

    ResponderExcluir
  129. Razão imediatista é uma infelicidade.

    Enxergam incidentes e esquecem de considerar o todo. Isso é a verdadeira limitação.

    Tenho 17 anos e consigo perceber que os únicos e verdadeiros laços fortes são os com os entes consanguineos. Com irmãos. Pais. Avós.

    O amor de um casal sem filhos, depois de alguns anos, vai embora tanto quanto pode acontecer com quem tem filhos. Mas aqueles que tem uma vida para cuidar, além da sua, ainda podem compartilhar tristezas e alegrias, dividir felicidades. Mesmo depois de separados.

    O mundo não para quando alguém morre... E a vida é boa mesmo nas coisas simples e difíceis - como dividir momentos de aperto com um filho e ensiná-lo como superar da melhor forma possível.

    Sendo a vida boa, deixarei que mais um, depois de mim, tenha chance de desfrutá-la.

    Mas cada um é dono de suas decisões.
    Ass: A. F.

    ResponderExcluir
  130. GENTE, QUE DIFERENÇA VAI FAZER NA VIDA DE VOCÊS SE UMA PESSOA DECIDIR TER OU NÃO TER FILHOS? VCS FICAM INDIGNADOS DESSE JEITO PORQUÊ? SINCERAMENTE, PARECE MAIS É DESPEITO, VIU...

    NÃO FAZ SENTIDO NENHUM PRA MIM UMA COISA DESSAS!

    ResponderExcluir
  131. Gente... não sabia que havia tantas pessoas que optaram por não ter filhos!!! É a primeira vez que entro na net para pesquisar sobre o assunto e pelo que li é uma opçao muito íntima de cada um... não dá pra julgar certo ou errado.... simplesmente se quer ou não!!! Eu desde q me entendo por gente tenho esse bloqueio com filhos... sei lá... pode ser algo de outras vidas.... assim como há pessoas que sentem uma necessidade incontrolável da maternidade/paternidade... é uma necessidade física, tanto ter filhos, como naõ tê-los... Acho q deve ser um controle da mãe natureza uns quererem e outros não. Não adianta ficar aqui discutindo o sexo dos anjos... nao há certo ou errado... os sentimentos existem e ponto.

    ResponderExcluir
  132. aeiuaieuheiauhuia
    Muito bom o post, ja tinha lido, li de novo e ri igual.
    Por favor gente tenham senso de humor ¬¬

    ResponderExcluir
  133. Gente, ter filhos ou não é uma opção nossa!A opinião de qualquer outra pessoa não vai interferir em nada na nossa vida.Hoje eu digo que NÃO QUERO TER FILHOS,mas o amanhã nem eu e você saberemos dizer se continuo com esse pensamento! Hoje penso nos gastos,amanhã pode ser que eu nem ligue pra isso! Trazer uma criança para este Universo que vivemos de violência,realmente é fazer alguém sofrer! Nós não sofremos aqui com tudo o que acontece? Então...é complicado a situação de trazer alguém! bjs a tds

    ResponderExcluir
  134. caramba, isto é só uma brincadeira
    as pessoas que têm filhos e se mostram indignadas com o texto só estão fazendo jus ao que é dito!

    Pode-se ter filhos E senso-de-humor, mas é difícil de se ter os 2 juntos ...

    ResponderExcluir
  135. Olá, galera...

    POr favor me respondam: ONDE ESTÃO VOCÊS, MULHERES QUE NÃO QUEREM TER FILHOS?!!!

    Meu primeiro casamento acabou por causa disso. Ela queria, eu não. A idade limite da espera pra ela havia chegado e o final do relacionamento foi o mais amargo possível. A primeira namorada q encontrei depois desta me falou em ter filhos antes mesmo da gente se beijar a primeira vez.

    Arrumei outra, q é um anjo e q seria perfeita se não fosse esse pequeno e incômodo detalhe: QUER PORQUE QUER TER FILHO, e ainda precisa ser logo, pois ela já passou dos 30 e não quer correr riscos de ter filhos com problemas genéticos em decorrência da idade avançada de gestação. E já me vejo, novamente, tendo q sofrer a dor de uma separação inevitável.

    Navegando pela net, encontro vários posts de mulheres falando abertamente sobre a opção, ou relatos das mesmas em reportagens sobre o assunto, porém, sempre JÁ CASADAS OU NAMORANDO HÁ ANOS um companheiro com o mesmo perfil.
    E não paro de me questionar aonde estes sortudos conseguiram encontrar alguém assim.

    Pois eu não me recordo de absolutamente nenhuma mulher q eu tenha conhecido nos últimos 10 anos q tenha manifestado abertamente o desejo de não ter filhos. Mesmo as que conheço que não tiveram (como minhas tias), acabaram sem ter por falta de opção, e não por opção.

    Então, como apelo, por favor, mulheres que não queiram ter filhos e sejam ainda solteiras, apareçam! Formem comunidades nas redes sociais! Frequentem os mesmos lugares! Tornem-se acessíveis, pelo amor de Deus!

    OU muitos homens, como eu hj em dia, podem acabar se tornando pais por obrigação, apenas para não ficarem sozinhos...

    ResponderExcluir
  136. "Melissa
    O autor desse texto até parece que nunca foi filho de ninguem... nasceu de chocadeira é filhinho? hehehehehehe
    tenho uma filha pequena e nossas vidas se tornaram muito mais feliz e cheia de eventos e diversão depois que ela nasceu.... nós (casados) tanto ensimos ela a ser uma pessoa melhor como tambem nos tornamos pessoas melhores depois disso.... nos tornamos menos mediocres como o autor, pois um dia nós pensamos assim como voce e fomos vencidos pelos olhos mais lindos e brilhantes que vemos todos os dias pela manhã. Tua mãe tambem deve lembrar desses momentos contigo... ah me esqueci!!! tu não tem mãe!!!! babaca ... "

    Na sua visão, vc se tornou uma pessoa melhor com o filho, e na visão e quem não quer ter filho, elas tbm se tornaram pessoas melhores. Fim (:
    É tudo relativo, cada um tem sua visão de mundo.
    Eu tenho 16 anos e já me decidi que não vou ter filhos, que quero me dedicar totalmente aos estudos, as viagens, a esse lado mais intelectual.
    Acho legal quem tem o culhão de ter um filho, cuidar e enfrentar tudo, mas sinceramente, pra mim filho só dos outros, e quando é bem pequenino, todo fofo e babão que puxa seu cabelo quando vc os pega no colo.
    Agora vcs ficam aí, falando que quem toda essa decisão é egoísta... Deixe-me contar uma novidade, todo ser humano existe única e exclusivamente pro seu ego... A questão é o quanto vc deixa isso a mostra ou não, e o quanto vc é capaz de esquecer de si mesmo por alguns momentos para dedicar-se um pouco mais aos outros.
    Agora xingar os outros por uma decisão da vida dela... Isso não lhe faz diferente dos racistas e radicais religiosos...
    Passar bem povo. (:

    ResponderExcluir
  137. "falando que quem *toma essa decisão é egoísta...

    Errata, Corrigido.

    Aliás, como texto humorístico este aqui é bem legal, faz uma visão caricata das coisas. XDDD

    ResponderExcluir
  138. moondawnstriker, NOTA DEZ pro seu comentário! Acabou com a raça da Melissa sem descer do salto!

    Pensar assim não faz ela diferente dos racistas e dos radicais = DIVINO!!!!!

    Eu li e reli e reli um tanto de coisa que foi escrita e minha dúvida é a mesma dúvida de várias e várias pessoas que postaram aqui: por que diabos váriass pessoas que tem filhos ficam tão indignadas com quem não quer ter filhos?

    Uma vez uma mulher (que é mãe de 1 filho) me disse que as mulheres que tem filhos e que criticam quem não quer ter, são pessoas que sentem inveja de quem não tem filhos. Pois a única razão que leva alguém a se revoltar com a decisão de outra pessoa, é quando essa decisão afeta o ego ou o orgulho dela de alguma forma. Fora isso, não existem razões para se irritar. Não faz nem sentido. E o que leva uma mulher (que já tem filhos)a ficar toda revoltada com quem não tem (e é feliz em não ter)? É só parar e pensar...

    A gente só se incomoda com aquilo que a gente não tem. Quem se diz feliz com a vida que leva e fica indignado e revoltado ao ver pessoas que são igualmente felizes levando um estilo de vida adverso/contrário ao delas, uma pessoa dessas não é feliz nem aqui nem no fim do mundo! Pois se ela fosse feliz ela não se incomodaria com a felicidade alheia, pois isso não faria diferença em nada na vida dela.

    Felicidade atrai felicidade, nenhuma pessoa de bem com a vida ficaria incomodada ao ver outra pessoa igualmente de bem com a vida, independente dela ser a favor ou contra as ideologias da pessoa.

    Isso é tão óbvio que chega a ser obsceno! Só não vê quem não quer...

    ResponderExcluir
  139. BY RAPHABIEL

    Porra Clarion! Isso é perseguição ao Metal!!!

    Seu fã de Claudia Leite!!!

    HAUHUAHAUHUAHAUHAUHUAHAU

    ------------------------------
    aos 39 anos
    Casal com filhos
    O filhotão agora é fã de uma banda de New-Age-Gothic-Punk-Metal, e acha o pai um burrão por não saber diferenciar isso de Classic-Epic-Punk-Metal-Melodic. Eventualmente, ele surrupia o cartão de crédito do pai para comprar o novo DVD da banda, com cenas-bônus do guitarrista quebrando os instrumentos e ganhando de brinde um documentário que explica o envolvimento da banda com as drogas.
    Casal sem filhos.
    O casal compra vários CDs da sua banda favorita de sempre. Passeando pela loja, eles riem entre si quando vêem um bando de pivetes vestindo roupas esquisitas e comprando uns discos de gritaria.

    ResponderExcluir
  140. POST RIDICULO !!

    Se você não quer ter filhos, não ridicularize a vida de quem os tem, filho é uma benção sim, e feliz do casal que os planejam, pois nada dessas coisas absurdas que vc citou acontecem.. tenho 24 anos, sou mãe, e eu e meu marido não estamos passando por nenhuma dificuldade de criar nosso filho sozinhos.


    Não ter filhos é opção sua, mas não estrage os sonhos de quem pensa em te-los!

    ResponderExcluir
  141. Casal com filhos (em qualquer idade)

    Chegam em casa cansados depois de um dia de trabalho e recebem um abraço gostoso e sincero, ficam descabelados, duros e individados, mas conheceram o maior e mais profundo amor que um ser humano pode sentir por outro. Vão ter muitos problemas e aborrecimentos com filhos adolescentes, mas depois dessa fase difícil, ganharão um amigo de verdade, alguém que realmente irá se importar com eles... e não um bando de amigos que só se divertem e estão do nosso lado quando estamos bem e com dinheiro. Mais do que tudo isso, se tornam pessoas muito melhores, por que criar um filho, amar um filho, é uma experiência que nos permite aprender muito e pra sempre.

    Casal sem filhos (em qualquer idade)

    Nunca saberão a dor e o prazer de tudo isso.

    OBS: Por uma mulher que é mãe, jovem, feliz, vaidosa... que bebe, viaja, sai de noite, vive com a casa cheia de amigos, prospera a cada dia e nada disso impede a impede de educar e dar amor pra pessoa que ela mais ama no mundo: a filha.

    ResponderExcluir
  142.  Um asilo chiquérrimo, por sinal, com várias opções de lazer, campo de golfe, aulas de dança de salão, uma sala onde você pode fumar seus charutos, tomar seus whisky (quem se importa com vícios aos 70?), escutar um bom jazz na companhia de grandes amigos que como você não tiveram filhos. Você está mais saudável que nunca, com aparência de 50 por não ter tido o estresse de ter um filho. No asilo conhece uma linda senhora que também perdeu seu marido. Vocês têm um romance por quase 20 anos até você morrer feliz e realizado aos 90, deixando em seu testamento todos os seus bens para a sua instituição de caridade preferida. Você recebe algumas homenagens e é lembrando com carinho por todos os que conviveram com você.

    ResponderExcluir
  143.  Se desse só pra experimentar, rss, seria muito fácil. Se você tomar um gole, vai ter que descer o resto gartanta abaixo pro resto da vida.

    ResponderExcluir
  144. huahuauhahauhahuauhahhaha
    o pessoal ainda leva a sério... como se o casal sem filhos fosse feliz assim: se fosse, namoros não acabariam nunca até a menina aparecer grávida.

    o mais comédia e o pessoa ficar irritado com essa besteirada.

    ResponderExcluir
  145. É velho o post, mas adorei... é isso mesmo! não tenho filhos, mas eu e meu marido já já pensamos nisso, acredito que quando um casal se ama, o laço aumenta muito mais com um filho, mas é claro que isso precisa ser uma escolha dos dois.
    Parabéns pela família. 

    ResponderExcluir
  146. 70 anos sua mulher morre e vc vai para um asilo mesmo assim, PORQUE SEU FILHO TE COLOCOU LÁ!!!!

    ResponderExcluir
  147. Alguém pode me dizer se existe algum síndrome de casais sem filhos, é que nós não temos filhos, não por opção apenas porque a natureza assim não deixou e quase 10 anos de relação ainda nos amamos muito a nossa vida sexual é óptima, enfim somos felizes um com o outro.
    O problema é que estamos a ficar muito intolerantes perante os outros casais com filhos, principalmente, para com os filhos, sejam casais de família conhecidos e/ou desconhecidos e só nos apetece estarmos sozinhos, não é apenas ficarmos sozinhos em casa é também estarmos no meio do mundo, mas só nós dois a relacionarmo-nos no meio dele, sem grandes interacções.
    Por isso, volto a perguntar se existe algum síndrome de casais sem filhos e se existe quais os seus efeitos e consequências na vida desse casal, tanto para a sua vida intima como social.
    Se alguém tiver alguma resposta ou sugestão, que ma envie para duarterocha1970@gmail.com
    Com os melhores cumprimentos!
    Duarte Rocha

    ResponderExcluir
  148. Eu também não terei filhos. Sendo gay, o que posso fazer? :P

    ResponderExcluir
  149. E quem acha que o post é uma verdade muito provavelmente é alguém mal-amado e muito mais mente fechada que qualquer um que tem filhos. =D 
    Não tenho filhos, mas pretendo ter um dia, quando minha vida estiver estabilizada. ^^
    Levem o post como uma brincadeira e não generalizem.

    ResponderExcluir
  150. Estranho... porque será que os casais com filhos são tão grosseiros em seus comentários? Seria stress por conta dos filhos? Ou será porque a carapuça serviu?

    ResponderExcluir
  151. Achei esse post inútil, o autor não pensou em uma coisa: "E SE MEUS PAIS TIVESSEM RESOLVIDO NÃO TER FILHOS? EU NÃO EXISTIRIA!" esse foi o pior post do blog na minha opinião.

    ResponderExcluir
  152. o que é melhor não sei, eu pretendo ter filhos. Mas vale lembrar que se não fosse a "cagada" dos nossos pais terem tido filhos, a gente nem tava aqui hoje.

    ResponderExcluir
  153. Verdade... mas o Joderclévson (o 3º irmão que meus pais não me deram) nunca se incomodou com isso ;)

    ResponderExcluir
  154.  Meu marido fez a vasectomia há alguns anos atrás. Ele está com 62 anos e eu com 49 anos, Hoje gostaríamos de ter um filho, é possível?
    meu e-mail é g.vrocha@ig.com.br

    ResponderExcluir
  155. CARO AUTOR DO TEXTO ACIMA, ACREDITO QUE RESPEITAR O PONTO DE VISTA DAS PESSOAS É O MÍNIMO QUE NÓS, HUMANOS, PODEMOS FAZER PARA UMA CONVIVÊNCIA RAZOÁVEL EM SOCIEDADE. PORÉM, APESAR DE RESPEITÁ-LO, SOU OBRIGADA A LAMENTAR A MANEIRA RADICAL COMO VOCÊ EXPÔS SUA FANTASIA À RESPEITO DOS CASAIS COM FILHOS E SEM FILHOS. CADA CASAL TEM SUAS INDIVIDUALIDADES, SUAS QUESTÕES E, ALÉM DE TUDO CADA MEMBRO DO CASAL VEM DE UMA CRIAÇÃO DIFERENTE. É MUITO INGÊNUO DE SUA PARTE NÃO CONSEGUIR RELATIVIZAR AS SITUAÇÕES HUMANAS.
    SEJA INTELIGENTE, FAÇA ANÁLISE!!!!! 

    ResponderExcluir
  156. Cara, tu é um imbecil!
    Queria muito que tua mulher descobrisse o viado enrustido que vc é e te desse um belo de um pé na bunda, com direito, inclusive a um processo por danos morais!
    E queria também que esse bonitão rico e legal te largasse por outro garotão que não tivesse vergonha de assumí-lo!
    Se quer ser viado, seja, mas ASSUMA ISSO E NÃO PREJUDIQUE NINGUÉM POR CAUSA DA TUA ESCOLHA!
    BABACA, HIPÓCRITA!!!



    PS: E NÃO, VC NÃO DEVE TER FILHOS! FAÇA ESSE FAVOR AO MUNDO E À ESSA CRIANÇA, IMPEDINDO-A DE NASCER DE UM HOMEM TÃO HIPÓCRITA E MENTIROSO COMO VOCÊ!
    EU TERIA VERGONHA DE TER UM PAI COMO VOCÊ!

    ResponderExcluir
  157. nossa quanta ingenuidade do ser humano ne
    se cada um tem criação diferente obviamente que cada um  e livre pra pensar
    e expor suas ideias, agora criticar o autor(a) pelo que foi postado e birriçe ne 
    odeio tv  mais nao to nem ai  pra quem idolatra a tv eu quero e rir da vida
    no meu ponto de vista o post esta legal de uma forma  comedia  'emgraçado'
    tenho 29 anos e pretendo ter filhos sim  espero ser feliz assim, esse post nao vai mudar
    minha vida e creio eu que quem tenha perçonalidade propia nao se deixa levar,  eu pelo que
    foi postado e nem o outor pelo que eu estou comentando
    e facil falar que o autor(a) e burro(a) ou infeliz, porem eli(a) foi capaz de expor sua visão sobre o assunto
    se voce  e  deses que expor sua  visão e dificio entao fique ai criticando quem tem capacidade de expor
    visões e pensamentos sobre temas polemicos

    abraço a todos
    e parabens pelo tema  autor(a)
     

    ResponderExcluir
  158. Nossa, os comentários das pessoas com filhos são grosseiros mesmo... não conseguem levar na brincadeira? Ou é duro encarar a realidade? A propósito, adorei o post!!!! Rachei de rir!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  159. Existem pessoas que podem ser felizes com filhos, outras sem filhos, bem como infelizes dos dois lados. Quem viveu sem ter filhos, como saber se seria realmente ruim ter filhos? Assim como quem teve filhos, como saber se seria realmente melhor se não tivesse? Seria como uma pessoa que nunca comeu carne, dizendo que carne é ruim.
    São coisas que não tem como experimentar o outro lado. O máximo que vc pode fazer é supor que o outro lado é infeliz ou feliz.
    Eu me tornei pai recentemente. Percebo que algumas coisas da vida eu realmente deixo de aproveitar. Mas existem outras que eu jamais teria, se não tivesse sido pai. E não me arrependo, na verdade, se eu pudesse voltar no tempo não faria diferente, e eu e minha esposa queremos mais um daqui há alguns anos.
    Isso é extremamente subjetivo. Não dá pra afirmar assim "ter filhos = ser infeliz, não ter filhos = ser feliz". Não se trata de matemática. O que não pode é sair fazendo filho por ai sem ter condições de criar.

    ResponderExcluir
  160. Hahaha adorei essa resposta! Boa, Pre!
    O post é muito legal, não creio que tenha a pretensão de generalizar, acho que é a caricatura de uma realidade que acontece com um grande numero de casais que resolve ter filhos no impulso, sem refletir se é isso mesmo que querem. Muita gente tem filhos só pq se sentem na obrigação social de ter. Depois se enchem de frustração e descontam nos filhos.
    Quem quer ter filhos e sabe ser feliz nesse papel está de parabéns. Mas num mundo cheio de crianças abandonadas, espancadas, abusadas, ignoradas, sequeladas psicologicamente, eu acho muito válida uma discussão bem humorada que estimule a reflexão sobre o assunto.  

    ResponderExcluir
  161. mas tambem com as merdas q vcs falas queria o q????????

    ResponderExcluir
  162. Aposto que esses defensores de se reproduzir e "felizes para sempre" são os mesmos que: param em fila dupla em frente de escolas e creches nos horários de pico. São os mesmos mal educados que só vão nos supermercados aos finais de semana levando toda a prole e atrapalhando os demais, são os mesmos que fecham os olhos quando o pequeno ta fazendo pirraça ou gritando, são os mesmos que acham bonito quando o pimpolho ta pulando na piscina e jogando agua nos outros, enfim, parece que quando as pessoas passam a ser pais é que ficam mais egoistas com o mundo e com o próximo, pois parecem ficar cegas para o mundo e só a ter olhos para a "familia" como se tivessemos tantos exemplos de familias felizes. No final das contas é uma questão de escolha de vida, onde cada um deve respeitar a decisão do outro, porém, respeito, educação e senso de comunidade são inerentes em quaisquer que sejam as escolhas.

    ResponderExcluir
  163. tenho uma amiga que ficou gravida aos 18 ela tinha acabado de se casar mal aproveitou o casamento . ela disse que se arrependeu de ter filhos > conseguiu uma faculdade logo agora e teve que desistir sabe porque ? ELA TEM QUE FICAR EM CASA CUIDANDO DE CRIANÇA E ANTES DELA SE CASAR  ELA SEMPRE ME DISSE QUE NAO QUERIA TER FILHOS MAIS SO TEVE POR PRESSAO DO MARIDO E HOJE QUEM ESTA FERRADA E ELA NAO O MARIDO POIS ELE TRABALHA O DIA INTEIRO SO CHEGA EM CASA PARA DORMIR E COMER.EU NAO QUERO TER FILHOS CUIDO DOS MEUUS QUATRO IRMAOS DESDE MEUS 12 JA ACHEI VARIOS CABELOS BRANCOS NA MINHA CABEÇA DEVIDO AOS MEUS IRMAOS NAO QUERO TER FILHOS PARA FICAR O DIA INTEIRO CUIDANDO DE ALGUEM .ACHO QUE AS PESSOAS QUE QUEREM TER FILHOS NA MAIORIA DAS VEZES SAO FILHOS UNICOS QUE NAO TIVERAM QUE  LIMPAR A BUNDA DE SEUS IRMAOS. EU ODEIO HOMENS MACHITAS QUE ACHAM QUE A MULHER TEQUE FICAR DENTRO DE CASA CUIDANDO DE CRIANÇAS.

    ResponderExcluir
  164. Concordo plenamente!!! Filho é stress, quer ter preocupação na vida, tenha filhos!!!
    Eu e meu esposo, queremos liberdade, viajar qd eu quiser sem ter hora pra voltar!!
    Penso extamente como vc, qd ficar bem velhinho, vou para um asilo Chiquérrimo!!!
    Tb pq ter filho, não significa que ele vai cuidar de vc, vemos isso todos os dias!!!
    Sem contar que sem filhos vc e seu parceiro sempre estarão em fase de namoro!!
    Ovida boa!!!

    ResponderExcluir
  165. Concordo plenamente!!! Filho é stress, quer ter preocupação na vida, tenha filhos!!!
    Claro, deve ter a parte boa, mas se colocarmos na balança, vc tem amis a perder do que a ganhar!!
    Só o fato de não poder dormir mais em paz, já diz tudo, pois depois que tem filho, vc nunca mais dormirá tranquillo!
    Eu e meu esposo queremos liberdade, viajar sem ter hora pra voltar!!!
    Qd ficar bem velhinho, vou para um asilo, Tb pq ter filho, não significa que ele vai cuidar de vc, vemos isso todos os dias!!!
    Somos muito felizes assim e jamais abriríamos mão da nossa liberdade...
    Todos os casais que conheçemos com filhos, reclamam, eles só não falam que estão arrependidos, pq não tem coragem de falar isso!!!
    Nossa vida é perfeita sem filhos!!!

    ResponderExcluir
  166. Minha maior alegria foi quando subi ao palco na formatura para entregar o canudo a minha filha com minha outra filha menor que está na 8a. serie. Foi o momento mais emocionante de minha vida. E espero estar vivo para ver a outra conseguir também. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  167. Bem, eu não acho o post uma verdade (isso é lógico) mas também não fico chateada com ele porque, para quem não entendeu, É UMA PIADA!!!

    ResponderExcluir
  168. Sim, já que todos que estão aqui é porque são filhos de alguém, não é? Um brinde a todos nós crianças mimadas, egoístas mal amados e drogados, segundo o post claro. HAHAHAHAJá que nunca demos nenhuma alegria aos nossos pais porque trazer uma criança a este mundo para fazer que paguemos nossos pecados? HAHAHA
    Achei muito ruim o post, se era tentativa de humor foi um fracasso. Se acha que é realidade e merece ser levado a sério, mais fracasso ainda.

    ResponderExcluir
  169. Ele deve ser o filho drogado lá da história, no mínimo HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  170. Mas para ter filhos crescidos e formados ele passou por todas as outras fases anteriores, obviamente. (Adoro gente inteligente incapaz de perceber isso...RS) Não critico quem decide não ter filhos, afinal essa deve ser uma opção conciente( ter ou não ter) porém culpar os filhos das frustrações de alguém é absurdo. Se a pessoa é mal amada ou mal resolvida será assim tendo familia grande, pequena ou não tendo ninguém. Ele está feliz com os filhos crescidos e bem sucedidos e com seu próprio sucesso porque soube criar seus filhos e tinha uma estrutura para oferece-los. Se ele é feliz ou não acredito eu que vem de todas as suas escolhas e por mais importante que ter filhos ou não na vida de alguém possa ser, não define tudo.

    ResponderExcluir
  171. Eu não pretendo ter filhos. Mas esse texto foi bem generalista. Claro que isso que foi descrito pode acontecer, mas nem sempre casais que têm filhos acontecem isso. Ou quando acontecer, muitos não se importam e são felizes assim. (felicidade é relativa).
    Contudo, dessa forma como foi apresentado não mostrou nenhum tipo de atitude dos pais com relação ao ensino e instrução, arbitrários obviamente, da moral ou do que seria um bom caminho. Eu digo arbitrário por que quando a criança crescer e assimilar os variados tipos de escolhas ela mesma poderá tomar seus próprios caminhos.
    Nesse contexto, eu digo que para uma criança aprender, deve-se ter ao menos ter um começo que os pais considerem corretos. (Tudo bem que tem pais terríveis, mas considere a hipótese de bons pais)
    Existe toda uma psicologia, acompanhamento e instrução dos pais com a criança. Deve-se impor limites a eles, (impor as coisas não é bom, mas deve-se considerar aqui que se tratam de crianças, e nesse período elas estão aprendendo ainda) ter voz de autoridade (não quis dizer autoritário, mas de autoridade, ou seja, voz firme). Ao instruí-lo em um bom caminho não necessariamente ele irá seguir, mas acredito que quando os pais transmitem os valores saudavelmente, mostrando o bom caminho eles podem compreender a mensagem e conscientizam por si próprios. Caso isso não aconteça, realmente é frustrante pra um casal ter gastado tempo e dinheiro com isso. O filho não seguir um bom caminho seria uma consequência negativa e esquiva do que lhe foi ensinado que ,infelizmente, possa vir a acontecer. Acredito que esses casos são excessões.
    Essa questão é bem complexa. Não descrimino ninguém por não querer ter filhos e nem quem deseja ter. Ninguém melhor do que a própria pessoa para decidir o que é melhor pra ela. Ninguém pode decidir pro outro como ele deveria ser ou não feliz. Cabe a cada um enquanto indivíduo expor o que pensa e enquanto casal que entre em um acordo,  que planeje, que veja o que desejam pro futuro e suas possíveis consequências.
    É um exercício difícil este, de ficar vendo as possibilidades. Não podemos prever o futuro. Mas cada um é livre para fazer o que quiser, arriscar-se ou não.

    ResponderExcluir
  172. Filho tem sua hora.. O que mais tem por aí são casais pousando de familiazinha pq vieram os filhos. Deve ser terrivel ter que conviver com alguém preso pelas responsabilidades.

    ResponderExcluir
  173. Acho que é possível ser feliz com filhos e sem eles. Essa discussão não tem fim. Cada um defende seu lado. O importante é assumir todas as consequências da escolha (ter ou não filhos) e pronto!

    ResponderExcluir
  174. Voce obviamente tem filhos.

    ResponderExcluir
  175.  Isso quando aparece!

    ResponderExcluir
  176.  Não quero ter filhos tb, mas tb não quero bichos de estimação... Da trabalho, tem q levar pra veterinário, levar pra passear, limpar cocô e tantas outras coisas!
    Sinceramente, quem não tem filhos mas trata animais como gente (roupas, spa pra cachorro, wtf!!!), ta querendo substituir algo (filhos) e não tem coragem de admitir.

    ResponderExcluir
  177.  Justamente, a vida é feita de escolhas. Respeite quem faz a escolha de NÃO ter filhos.

    ResponderExcluir
  178. E o casal sem-filhos  é realmente feliz não tendo NENHUM filho aos 40 anos?

    ResponderExcluir
  179. Pessoal, não sei se este fórum está ativo ainda...vi posts de anos atrás. Espero que esteja ativo pois é muito importante que tenhamos um local para "desabafar".

    Caros, hoje tenho 42 anos e optei com meu esposo que não queremos ter filhos. Voces não imaginam o que já vi minha mãe sofrer com meu irmão; anos a fio recebendo desaforos, pressoes psicológicas para lhe tomar todo dinheiro,falta de respeito e de consideração, etc...etc... uma verdadeira tortura, lastimável. Ela definitivamente fez tudo por ele, ela não merecia ter passado por tudo aquilo. Baseado nisso, resolvi não querer filhos.

    É claro que sei que existem filhos adoráveis, tem gente que dá sorte e pari um bom ser humano, mas o contrário também ocorre e querem saber: Filho é como jogar na loteria, vc nunca sabe o que "vai dar" mesmo eles tendo uma boa criação tem uns que se desviam e causam tristezas enormes.

    Não me sinto mal por não ter filhos, realmente isso nunca me pesou na consciência. O futuro a Deus pertence e como disse uma amiga que postou aqui, nos asilos tá lotado de velhinhos que têm filhos, e essa é a cruel realidade.

    abraço a todos e espero poder trocar idéias conversar vcs aqui do fórum.

    Sulli

    ResponderExcluir
  180. Tenho certeza que quem escreveu este post é um fracassado, ou por que não tem ninguém e é infeliz e queria ter uma mulher (sem filhos), ou pior, é pai de família e não passa de um zé roela que toma cerveja e come torresmo vendo os casais sem filhos desfilando pela rua. Ponto.


    Uma comparação séria contemplaria, também, a não-mãe olhando as crianças e sentindo a maternidade bater, a famosa "Baby Fever", contemplaria a alegria dos pais ao ver o tal "pirralho inútil" falar papai e mamãe e sorrir, dentre outras muitas conquistas do pequeno gastador de dinheiro.


    Concordo que o casal sem filhos tem muito mais oportunidades de se divertir e muito mais
    tempo para ser casal, mas tempo de qualidade com os pimpolhos também é muito gostoso. Ao meu ver, se quiser ter filhos, tenha, se não quiser não tenha. É bem possível ser feliz das duas formas. Eu garanto.

    ResponderExcluir
  181. Natanael Augusto Hermes15 de janeiro de 2013 10:09

    A "necessidade" de ter filhos, em grande parte, é bastante incentivada pelo sistema econômico em que vivemos, que precisa sempre de novos consumidores, ou seja, filhos. E também precisa de pessoas endividadas para que se submetam a qualquer emprego sem reclamar, pois precisam garantir o leite das crianças. Não é com todo mundo, mas no geral é isso!

    E as pessoas defendem o "ter filhos" como verdadeiros zumbis, sem se questionar o pq ou pesar os prós e contras.
    Belo post, o Ano 35 foi o mais cruel kkkkkk

    ResponderExcluir
  182. Voces nao teriam nascido se alguem (no caso seu pais) tivessem passado por esse perrengue. Muito facil e egoista Nao querer filhos, eu faço o que quiser... Eu gasto todo meu dinheiro comigo mesmo.... Eu nao preciso cuidar de ninguem... Eu eu eu eu eu ....tenho um filha e digo , nao é fácil mas é muito recompesador, agora falo de AMOR, coisa que so quem tem filhos consiguirá entender.
    Mas é isso ae o que seria do azul se todos gostassem do vermelho? Cada um na sua. Mas quem nao tiver filhos com certeza ira se arrepender no futuro, alis todos mais velhos desfilhados sao tao rabugentos que ninguem aguenta.

    ResponderExcluir
  183. kkkkk Boa... é que a verdade dói e ninguém gosta de ver a mentira da "familia perfeita" com mamãe, papai e filhinhos exposta dessa maneira.

    Por favor respeitem a escolha de quem NÃO quer ter filhos, nao somos coitados, nao somos egoístas, nao somo amaldiçoados, ET's, endemoniados, psicopatas nem nada disso... somos apenas pessoas que resolveram dar uma olhada além do cercadinho e percebemos que a vida pode ser diferente da receita de bolo que a sociedade quer empurrar goela abaixo de todo mundo.
    Também existe felicidade plena e realizaçao pessoal que passa longe de fraldas e mamadeiras, será que dá pra vcs entenderem isso???

    ResponderExcluir
  184. Anonymous, acho que o jeito mais facil é colocar perfil em rede social ou de relacionamento explicitando a sua maneira de pensar, pq realmente mulher firme em sua convicçao de nao ser mae é dificil de encontrar.

    Eu sou casada fazem sete anos e conheci meu marido através da net.Conversamos muito antes de nos conhecermos "ao vivo" e uma das coisas que ficaram claras desde o começo foi nossa opçao por nao ter filhos.
    Nao invista em um relacionamento com uma mulher cujo objetivo de vida é ser mae, pois se vc tem certeza sobre seu desejo ser childfree, só vai estar perdendo tempo com essa pessoa.

    ResponderExcluir
  185. Acredite-me: sim, é possível ser PLENAMENTE feliz aos 40 sem filhos.
    Um casal que se ama de verdade, ou mesmo uma pessoa sozinha que se ama de verdade, nao precisa de filhos pra ser feliz.

    ResponderExcluir
  186. O amor de um casal depois de alguns anos vai embora???

    Os unicos e verdadeiros laços fortes sao os de sangue???
    Quanto nonsense... bom, com 17 anos vc ainda vai aprender muito sobre a vida e sobre o amor.

    ResponderExcluir
  187. E quantos casais com pencas de filhos terminam nesse mesmo lugar????

    ResponderExcluir
  188. Aos 35 anos. O pai sem filhos e com pós, ganhou o emprego do pai com filhos e sem pós. kkkkk

    ResponderExcluir
  189. vc, com essa mentalidade, eu nem usaria. Dei print, vai pro tumblr: homens pra não pegar

    ResponderExcluir
  190. perfeito: vc é machista. E um ser humano nojento

    ResponderExcluir
  191. ou alguém com bom senso, sem preconceito e com escolhas de vida e objetivos diferentes dos seus.

    ResponderExcluir